quarta-feira, 8 de julho de 2020

Pós-operatório da abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa a remoção do excesso de pele e gordura na região do abdômen — seja por motivos de envelhecimento, gravidez, oscilações significativas no peso ou hereditariedade. Embora este seja um procedimento totalmente individualizado, no qual o paciente deve procurar pela abdominoplastia com consciência de seus possíveis resultados e da necessidade da cirurgia, todos os pacientes devem tomar os cuidados tradicionais e fundamentais que envolvem qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

Como a abdominoplastia é realizada?
Primeiramente, o paciente é submetido a anestesia — geralmente anestesia geral, mas a anestesia também pode ser realizada com um bloqueio regional dos nervos (peridural ou raqui). Após a anestesia, o paciente é submetido a uma incisão horizontal na área entre a linha do púbis e umbigo. O tamanho da incisão é determinado pelo grau de correção necessário. Por meio dessa incisão, a região é reparada e então suturada, enquanto o excesso de gordura, tecidos e pele são removidos. Se for necessário, pode ocorrer uma segunda incisão em torno do umbigo, retirando o excesso de pele na parte superior do abdômen.

Pós-operatório
Ao fim da abdominoplastia, o paciente geralmente fica internado por um período de 24 horas — embora esse período de observação possa chegar a até 4 dias, dependendo das necessidades do paciente. Este tempo é necessário para que o cirurgião possa acompanhar a resposta do organismo ao procedimento. Geralmente, após a cirurgia, podem ser aplicados curativos ou bandagens nas incisões do paciente. Há também a possibilidade de ser aplicada uma bandagem elástica ou uma compressão a fim de minimizar o inchaço e sustentar o abdômen.

O paciente também poderá usar temporariamente um dreno — em alguns casos apenas durante a internação, mas há a possibilidade de ser usado posteriormente —, para eliminar eventuais excessos de sangue ou de fluidos que se acumulam.

Outro cuidado no pós-operatório da abdominoplastia é com a alimentação. Nas primeiras 4 horas, o paciente deve ficar em jejum para que não ocorra náuseas, visto que caso o paciente chegue a vomitar, o esforço pode abrir as cicatrizes do procedimento. Caso o paciente não tenha apresentado sinais de ânsia tampouco de vômito, após 5 horas da intervenção é possível realizar a ingestão de alimentos leves, como torradas e chás. Após 8 horas, o paciente pode acrescentar sopa coada à sua alimentação. Nos dias seguintes, as refeições ainda devem permanecer leves, evitando também temperos fortes. É essencial que o paciente coma frutas e se hidrate, evitando complicações intestinais.

Recuperação
No período de recuperação, é necessário seguir todas as recomendações médicas, obtendo assim um pós-operatório e resultados satisfatórios. Dentre os cuidados necessários estão:

  • Ficar em repouso por cerca de 30 dias;
  • Não realizar atividades físicas até a liberação médica;
  • Utilizar a cinta pós-cirúrgica por 2 meses;
  • Higienizar a região operada corretamente conforme a orientação médica;
  • Comparecer a todas as consultas após o procedimento;
  • Proteger a cicatriz da exposição dos raios solares com protetor solar durante o período de 12 meses.
É necessário também que o paciente tome os devidos cuidados ao dormir, elevando as pernas e a cabeceira da cama, usando 2 travesseiros: 1 sob os joelhos e o outro sob as costas.

Quando retornar ao médico?
Como dito anteriormente, é necessário consultar-se de acordo com a orientação médica. As consultas servem para acompanhar o processo de recuperação e cicatrização. Entretanto, o paciente também deve procurar seu médico caso apresente as seguintes complicações:

  • Febre;
  • Dificuldades para respirar.
  • Caso o curativo apresente muito sangue ou líquido amarelado;
  • O local do procedimento apresentar inchaço ou vermelhidão;
  • Dores na cicatriz que não amenizam com os remédios prescritos.
Esses cuidados são fundamentais para que o paciente tenha uma boa recuperação, evitando intercorrências — tanto em seu pós-operatório quanto nos resultados da abdominoplastia.
Leia mais sobre Abdominoplastia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!