quarta-feira, 11 de agosto de 2021

O que pode causar o aparecimento de pintas?


Todo mundo possui alguma pinta em seu corpo. Esse sinal considerado como uma lesão benigna da pele, geralmente, não produz ou causa nenhum problema ou sintoma. Algumas dessas pintas podem estar presentes logo no nascimento e outras podem surgir ao longo da vida. Além disso, elas podem ser encontradas em diversas partes do corpo, incluindo palmas e plantas, genitália, couro cabeludo e até mesmo nos olhos.

E se você possui alguma pinta já deve ter se perguntado o que elas são, como funciona o aparecimento de pintas e se elas podem evoluir para algo mais sério, e que possa ser prejudicial para nossa saúde. Bom, vamos lá!

O que são pintas?
As pintas ou nevos melanócitos — como é conhecida cientificamente, são pequenos tumores benignos formados por melanócitos, tipos de células responsáveis pela produção da melanina em nosso corpo, pigmento responsável por colorir a pele e os pelos.

Desta forma, as pintas estão presentes devido à concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do nosso corpo ou rosto. A partir dessa alteração em nosso organismo, surgem aquelas manchinhas escuras, muitas vezes consideradas charmosas, conhecidas como pintas.

Já a sua coloração pode variar, quando o aparecimento de pintas acontece em uma camada mais profunda da pele, ela pode adorar uma coloração mais azulada, mas normalmente elas são marrons ou pretas.

Como se dá o aparecimento de pintas?
No geral, o aparecimento de pintas acontece logo na infância, mas também podem surgir na adolescência e fase adulta de uma pessoa. Apesar de não haver uma razão específica para o aparecimento de pintas, presume-se que isso acontece devido à exposição ao sol em excesso, predisposição genética e durante o período de gestação, devido ao aumento na produção dos hormônios.

Estima-se que elas podem aparecer em nosso corpo até os nossos 40 anos, sendo que o número considerado normal de pintas em adultos pode variar entre 10 e 40. Cada um desses melanócitos são capazes de adotar uma tonalidade e um aspecto diferente, podendo ser claras ou escuras, e ainda tomar um formato saliente com o tempo, criando uma espécie de relevo na pele e muitas vezes com a presença de pelos em sua superfície.

Preciso me preocupar com o aparecimento de pintas?

Mesmo a maioria delas não sendo preocupante e não apresentarem nenhum risco à saúde, existem alguns casos em que elas requerem uma atenção a mais e a ajuda de um profissional para que ele possa analisá-las. É extremamente importante ficar atento a sua pele e sempre prestar atenção ao aparecimento de pintas em seu corpo, afinal, mesmo sem baixo, existe um risco de uma pinta torna-se um câncer de pele.

O ideal é procurar um médico caso perceba o aparecimento de pintas em excesso e se elas estiverem crescendo demais, tornando-se assimétricas, com as bordas irregulares ou com alteração de cor. Outro ponto que deve ser observado é se ela sangra ou produz algum tipo de secreção.

Podemos remover as pintas do nosso corpo?
É recomendado a remoção de pintas caso haja alguma suspeita para confirmar ou descartar câncer de pele, quando a pinta machuca com regularidade e gera algum incômodo e caso a aparecia da mesma incomode o paciente.

É recomendado que toda a pinta que for removida seja enviada para uma análise clínica de histologia, independente do motivo de sua retirada. Isso porque é preciso obter um lado das características desta lesão e assim conformar sua origem.

Quando é necessário o acompanhamento regular de um médico?
Pessoas que possuem uma quantidade maior que o normal de pintas ou pintas atípicas precisam ter um acompanhamento médico regular para evitar que elas se transformem em câncer de pele. O especialista conseguirá avaliar o grau de risco e identificar se será preciso uma cauterização ou uma remoção de pintas.

A prevenção é a melhor solução, e o acompanhamento regular evita surpresas desagradáveis, provendo um melhor bem-estar, tranquilidade e qualidade de vida.

Leia mais sobre: Aparecimento de Pintas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!