quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Sol de inverno pode desencadear doenças de pele


Pode acreditar, o sol de inverno faz tão mal quanto o de verão, mesmo que o frio traga aquela sensação de estarmos longe dos riscos de radiação, pode ter certeza de que não é bem assim. Por isso, nessa época do ano, é muito importante seguir os mesmos cuidados de prevenção que tem durante o período de verão .

Especialistas alertam que nessa época ainda existem a radiação UVA, constante o ano todo, e sendo ela uma das principais causadoras dos seguintes problemas:
  • Ressecamento;
  • Rugas;
  • Manchas solares;
  • Pintas;
  • Envelhecimento precoce;
  • Câncer de pele.
Desta forma, o sol de inverno também requer cuidados especiais, a fim de evitar o ressecamento e a desidratação da pele que prejudicam e diminuem as defesas da pele e sua capacidade de regeneração. Confira os principais!

Quais cuidados devem ser tomados com o sol de inverno?
Os cuidados com a pele durante o inverno não devem ser deixados de lado. É preciso incluir em sua rotina pequenas mudanças que protegem e cuidam da sua pele de forma que você consiga aproveitar bastante o clima gostoso de inverno. Os principais cuidados a serem tomados são:

Use protetor solar diariamente
Não importa se o dia está frio ou nublado, o protetor solar deve ser incluído em sua torna diária independente do clima. Isso porque, os raios ultravioleta (UV) podem atravessar as nuvens e chegar até nós da mesma forma que no verão, porém você não vai perceber.

O sol em excesso como já citamos pode levar ao desenvolvimento de pintas na pele, que muitas vezes podem ser bastante perigosas, necessitando que seja feita a remoção de pintas. Além disso, outros Problemas como queimadura, ressecamento, rugas e manchas também podem ser desencadeadas por esse sol de inverno.

O ideal é optar por um protetor solar com poder hidratante para manter a pele hidratada e protegida.

Evite o período das 11h às 16h
Por mais que o sol de inverno pareça mais fraquinho, seus raios ultravioletas são muito potentes. Opte por aproveitar as manhãs, e evite sair das 11h às 16h, pois os raios ultravioletas B são mais quentes, perigosos e prejudiciais nesses períodos. Além disso, é bastante importante utilizar chapéus, óculos com filtro UV e, como citamos, o protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele.

Evite banhos demorados
Outro ponto importante durante esse período é evitar banhos demorados e água quente, pois eles removem o manto lipídico, camada natural da pele que mantém a água dentro das células, evitando que ela desidrate e resseque em excesso. A falta desse manto pode ainda favorecer o surgimento de alergias e doenças inflamatórias, e deixá-la mais suscetível quando exposta ao sol de inverno.

Uma dica é evitar banhos demorados e dar preferência a banhos com água morna, além da aplicação de um hidratante após o banho.

Fique atento as roupas
Quando for sair para rua, praças e parques opte pelas roupas de algodão, já que elas conseguem bloquear em 90% os raios ultravioletas emitidos pelo sol de inverno. O recomendado é proteger todos os membros durante esse período, principalmente, quando se estará exposto ao sol de inverno durante um longo período.
Leia mais sobre: Doença de Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!