sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Complicações em uma rinoplastia são comuns?


É natural e recomendável que busquemos o máximo de informações prévias antes de iniciarmos qualquer procedimento de saúde. E dentro da medicina estética não é diferente. Entender quais são os riscos da rinoplastia antes de decidirmos pela realização dessa intervenção cirúrgica é muito importante.

Sim: mesmo cirurgias mais simples apresentam riscos e chances de complicações. Os riscos da rinoplastia, embora pequenos, existem e estão mais comumente associados a pacientes que possuem pré-disposição a problemas, tais como doenças crônicas ou anemia.

Pacientes que consomem anticoagulantes, como Varifna e Aspirina, também estão expostos a esses riscos. Em primeiro lugar, é preciso dizer que esta é uma das cirurgias mais realizadas no mundo, e os riscos da rinoplastia são pouco recorrentes.

Essa cirurgia é considerada um procedimento tranquilo, com um pós-operatório simples e pouco conturbado. A rinoplastia, no entanto, ainda é considerada e reconsiderada por pacientes convictos de que precisam dessa intervenção cirúrgica em virtude de alguns medos e receios acerca dos riscos envolvidos, possíveis complicações e temores de não se satisfazerem com os resultados.

Entenda melhor sobre alguns dos principais pontos dessa cirurgia do nariz que trazem dúvidas e desconfortos para pacientes.

Anestesia
Um dos medos não só de quem teme os riscos da rinoplastia, mas de qualquer outra cirurgia é a anestesia. Quando o médico anestesista é experiente e de confiança, o processo de sedação é extremamente seguro. Tudo depende muito mais da saúde prévia do paciente do que, efetivamente, dos componentes anestésicos utilizados.

Inchaço
O inchaço faz, inevitavelmente, parte do processo de recuperação. Esse ponto não é um dos riscos da rinoplastia nem sinal de complicação. O inchaço interno ou externo é absorvido com o tempo. Em cerca de 7 a 10 dias, o nariz já melhora significativamente neste ponto. É possível reduzir o inchaço com compressas de gelo e drenagens linfáticas especializadas.

Hematomas
Outra preocupação daqueles que se submetem à cirurgia nasal é referente aos hematomas. Eles também são sequelas naturais de qualquer procedimento cirúrgico, uma vez que representam um acúmulo de sangue embaixo da pele. Sua área de extensão e sua visibilidade dependem da área manipulada e do tamanho do trauma. Evitar a exposição ao sol neste período é fundamental até que a cicatrização aconteça.

Abertura dos pontos
Esta pode ser uma das complicações da rinoplastia: a abertura dos pontos pode provocar deiscência, momento em que há a separação das bordas dos tecidos que foram unidos. Isso atrasa o tempo de cicatrização e aumenta o risco de aparição de infecção. Tal problema pode surgir em um pós-operatório em que o paciente não respeite o repouso orientado pelo médico.

Outros pontos
Outras questões também devem ser observadas com cautela pelos pacientes, pois podem surgir alguns problemas como:
  • Dificuldade de cicatrização;
  • Sangramento;
  • Infecções;
  • Dor e dormência.
Em suma, alguns desses sintomas são naturais ao processo, e não necessariamente complicações. Antes de ir para a operação, converse com o seu médico para sanar todas as dúvidas e siga todas as suas orientações. Se ainda restou alguma dúvida quanto ao processo de rinoplastia, nos envie uma mensagem agora mesmo!

Leia mais sobre: Rinoplastia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!