sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Como definir o público-alvo da sua clínica


Investir em marketing digital hoje é o carro-chefe da maior parte das empresas que visam crescimento, fidelização ou mesmo geração de autoridade no mercado. Porém, antes mesmo de se pensar em fazer um planejamento estratégico para as redes sociais é preciso conhecer bem o seu público-alvo.

O marketing médico (e qualquer outra forma de marketing) não pode ser pautado por outra razão que não a identificação do público-alvo. Afinal, investir esforços para uma boa comunicação online pode ser trabalho desperdiçado quando não se consegue estabelecer um diálogo com quem realmente deseja consumir o seu conteúdo.

De olho nisso, este artigo vai esclarecer alguns pontos sobre a importância de entender quem é o seu público-alvo e como identificá-lo.

Conheça o mercado e mapeie a concorrência
Em primeiro lugar, é preciso conhecer muito bem o seu mercado de atuação. O primeiro passo para construir um público-alvo da sua clínica é fazer pesquisas e análises aprofundadas do mercado em que se está inserido.

Aqui nesta fase, procure respostas para as seguintes perguntas:
  • Qual o diferencial dos seus concorrentes?
  • Que tipos de tratamento eles disponibilizam?
  • Quais as principais dores, sonhos e necessidades dos seus pacientes?
  • Qual a região geográfica onde se localiza a sua clínica?
  • Qual a faixa de renda dos moradores da região?
  • Qual é a idade média que predomina naquela área?
Existem clínicas que oferecem serviços semelhantes aos da sua nos entornos?
A pesquisa minuciosa é muito importante neste momento para conseguir respostas concretas para essas questões. Aqui é o momento ideal para você investir em inovação e se diferenciar dos seus concorrentes.

Observe os principais comentários feitos por clientes nas redes sociais da concorrência e entenda as necessidades dos pacientes. Se você identificar que a concorrente não oferece um serviço de Coolsculpting® e você sim, por exemplo, aí já está um bom diferencial para a sua clínica.

Faça entrevistas de maneira informal
É preciso adotar uma postura um pouco jornalística, ainda que de maneira informal, para se segmentar o público-alvo de maneira correta. Em consultas, permita que o paciente se abra e conte alguns detalhes de sua vida particular.

Saber sua idade, estado civil, profissão, condição econômica e expectativas quanto ao serviço ofertado pela clínica são boas maneiras de segmentar ainda mais esse público-alvo.

Se você julgar necessário fazer essa entrevista de maneira ainda mais objetiva e até formal, a tecnologia pode soprar a seu favor. Invista em um disparo de e-mail marketing com um formulário de perguntas simples, solicitando que a sua base de leads responda essas questões.

Com todos esses dados coletados, é possível traçar um perfil aproximado da maior parte dos pacientes interessados em frequentar a sua clínica. Vamos supor que a partir das suas observações, você notou que o perfil médio das pessoas que buscam seus serviços são mulheres, entre 20 e 40 anos, com renda mensal de R$ 5 a $ 12 mil e que desejem perder peso com técnicas não invasivas.

Assim, está pronta a sua segmentação de público-alvo. A partir daqui, já é possível partir para o planejamento estratégico de ações para se dialogar com esse tipo de perfil, seja nas redes sociais, seja através de newsletters ou de outro tipo de comunicação.

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