domingo, 15 de maio de 2011

Asma: Saiba como se prevenir e ficar longe das doenças de inverno

Prepare-se para os dias mais frios do ano e também com as doenças que aparecem nessa época. No inverno é muito importante tomar alguns cuidados com o organismo para prevenir o aparecimento de doenças que atacam o sistema respiratório, pois é nessa época do ano que aumenta os casos de gripes, alergias respiratórias, asmas bronquites e pneumonias. Hoje vamos dissertar sobre a Asma, depois faremos um post das outras doenças de inverno.

asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca os pulmões e precisa de tratamento. A asma inflama o revestimento interno dos brônquios, provocando a contração da musculatura dos mesmos e o aumento da secreção através das glândulas presentes na mucosa. A asma dificulta a respiração e causa tosse. Em casos graves a doença pode até levar a morte. Saber identificar os sintomas é necessário. A pessoa tem episódios recorrentes como:
- Tosse
- Chiado
- Aperto no peito
- Dificuldade para respirar.
A inflamação torna as vias aéreas mais sensíveis a estímulos como:
- Alérgenos
- Irritantes químicos
- Fumaça de cigarro
- Ar frio
- Exercícios
Quando a pessoa é exposta a estes itens citados acima, as vias aéreas ficam inchadas, estreitas, cheias de muco e sensíveis aos estímulos.

Existem 4 classificações da asma, dependendo da sua freqüência e intensidade.
- Asma intermitente: são sintomas menos de uma vez por semana, as crises são de curta duração e mais leve. Os sintomas noturnos não passam de duas vezes ao mês e tem a função pulmonar normal no período da crise.

- Asma persistente leve: a presença de sintomas ocorre pelo menos uma vez na semana e uma vez por dia. Os sintomas noturnos acontecem mais de duas vezes ao mês, porem, menos de uma vez por semana, a função pulmonar no período das crises é normal.

- Asma persistente moderada: acontecem diariamente, as crises podem afetar atividades cotidianas e atrapalhar o sono. Os sintomas noturnos ocorrem pelo menos uma vez por semana. A função pulmonar eleva pico do fluxo expiratório ou volume expiratório forçado de maior 60% e menor 80% do esperado.

- Asma persistente grave: sintomas diários e com crises freqüentes. Os sintomas noturnos também são freqüentes. A função pulmonar tem pico do fluxo expiratório ou volume expiratório forçado no primeiro segundo e maior de 60% do esperado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!