domingo, 15 de maio de 2011

Bronquite: Saiba como se prevenir e ficar longe das doenças de inverno

Prepare-se para os dias mais frios do ano e também com as doenças que aparecem nessa época. No inverno é muito importante tomar alguns cuidados com o organismo para prevenir o aparecimento de doenças que atacam o sistema respiratório, pois é nessa época do ano que aumenta os casos de gripes, alergias respiratórias, asmas bronquites e pneumonias. Hoje vamos dissertar sobre a bronquite, depois faremos um post das outras doenças de inverno.

A bronquite é a inflamação dos brônquios, que são os canais que conduzem o ar até os alvéolos pulmonares e pode ter a causa por vírus ou bactérias. Quando o interior dos brônquios pára de eliminar o muco presentes nas vias respiratórias e esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos. A crise da bronquite pode ser aguda ou crônica, a diferença é no agravamento e na duração das crises, que podem ser curtas em intervalos de uma ou duas semanas, enquanto a crônica, não desaparece e piora pela manhã. Algumas manifestações podem ocorrer três meses ou mais durante dois anos consecutivos.

- Bronquite crônica:
apresenta sintomas como tosse produtiva, catarro excessivo, falta de ar, dificuldades digestivas e excretoras. Uma medida importante para o tratamento é parar de fumar e não ficar em ambientes com pessoas que estejam fumando. Medicamentos brônquios dilatadores, antibióticos, mucoliticos e antiinflamatórios só devem ser prescritos por um médico depois de uma avaliação criteriosa. E importante que os portadores de bronquite crônica sejam vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.

- Bronquite aguda: apresenta sintomas como tosse que pode ser seca ou produtiva, febre alta constante, catarro em excesso e com aparência esverdeada ou amarelada e provoca calafrios repentinos. Como é uma doença auto-ilimitada, dura no máximo dez a quinze dias, e não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Uma boa hidratação e uso de vaporizadores, analgésicos e descongestionantes e evitar exposição aos fatores de riscos são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises. O diagnostico leva em conta os sinais e sintomas e histórico e exame clínico do paciente. E em algumas situações a prova de função pulmonar ou espirometria ajuda a estabelecer o diagnóstico da doença.

Para se recuperar da bronquite é importante seguir algumas dicas como:
- Parar de fumar.
- Beber bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração.
- Lavar as mãos com freqüência.
- Utilize máscara para se proteger contra inalações de elementos irritantes.
- Evitar as pessoas que estejam resfriadas e gripadas ou com doenças transmissíveis por vias respiratórias.
- Evitar permanecer em ambientes com ar condicionado ou local em que tenha ar muito seco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!