segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pneumonia: Saiba como se prevenir e ficar longe das doenças de inverno

Prepare-se para os dias mais frios do ano e também com as doenças que aparecem nessa época. No inverno é muito importante tomar alguns cuidados com o organismo para prevenir o aparecimento de doenças que atacam o sistema respiratório, pois é nessa época do ano que aumenta os casos de gripes, alergias respiratórias, asmas bronquites e pneumonias. Hoje vamos dissertar sobre a pneumonia, depois faremos um post das outras doenças de inverno.

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Normalmente a pneumonia é uma doença causada por microorganismos diferentes como as bactérias, os vírus, os parasitas ou fungos. É mais freqüente a bactéria pneumococo. A doença pode ser uma complicação de uma gripe mal-curada ou falha no mecanismo de defesa do organismo e dependendo dos casos, ela pode levar a morte.

Os sintomas da pneumonia são:

- Febre alta
- Calafrios
- Náuseas
- Vômitos
- Tosse
- Dores no peito
- Dificuldade de respiração
Existe três tipos de mecanismo diferentes que podem acabar desenvolvendo a pneumonia como:
- A pessoa inalar um microorganismo, através da respiração e conseqüentemente chegando até os pulmões, onde acaba por desenvolver a doença.

- Quando as bactérias que vivem normalmente na boca e acabam se proliferando, caso seja aspirada para os pulmões, onde ocorre a doença.

- Forma incomum, mas que pode ocorrer é contrair a doença através da circulação sanguínea. A infecção por microorganismo em um determinado local se alastra e através do sangue, ela acaba chegando aos pulmões onde pode ocorrer a infecção.

A pneumonia deve ser tratada com antibióticos, em casos mais graves deve-se internar o paciente em uma unidade de tratamento intensivo, caso seja necessário. Também pode ser realizada uma fisioterapia respiratória como um auxiliar para o tratamento. Em casos de pneumonia por parasitas ou fungos, deverá o paciente usar antimicrobianos específicos.

Para se prevenir é recomendado o uso de vacinas contra a gripe ou resfriado, pois pode preceder uma pneumonia, assim evita que isso ocorra. Já existem vacinas contra o vírus influenza e contra o pneumococo, que pode diminuir a chances de aparecer essa doença causada por vírus e germes. Para ficar longe de doenças e prevenção é importante cuidar da higiene, como lavar as mãos com sabonetes, e incluir frutas e verduras em sua alimentação que vai ajuda no sistema de defesa do organismo contra as infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!