segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A importância dos exames de rotina para a sua saúde


Para garantir uma vida longa e próspera é fundamental cuidar da saúde diariamente. E isso pode ser feito por meio dos exames de rotina, afinal eles são peça chave para o monitoramento das funções corporais.

Mantendo um acompanhamento médico e realizando os exames de rotina, o paciente pode identificar algum tipo de patologia que esteja ainda no início, quando há maiores chances de cura. É o caso, por exemplo, do câncer de pele, que pode ser descoberto e prevenido por meio do autoexame e de cuidados simples no dia a dia.

Vale ressaltar que os exames devem ser feitos por todos, independentemente da idade, sexo ou condições físicas. Contudo, hoje muitos dos jovens descuidam de sua saúde, e como consequência são afetados com problemas como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

É extremamente importante manter a periodicidade para a realização dos exames de rotina, que dependem se o paciente possui algum tipo de problema, para que qualquer alteração nos resultados seja percebida com antecedência pelo médico.

Quais os principais exames de rotina necessários?
Além dos exames convencionais de análises clínicas, é normal que alguns médicos solicitem exames de imagem laboratoriais e clínicas, tais como:
  • Ultrassonografia;
  • Raio-X;
  • Hemograma;
  • Urina e fezes;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ecocardiograma.
Outros exames são importantes, porém direcionados especificamente para homens e mulheres, que são:

Mulheres
  • Ultrassonografia das mamas;
  • Papanicolau;
  • Colposcopia;
  • Transvaginal;
  • Mamografia;
  • Laboratoriais hormonais.

Homens
  • Exame de próstata;
  • Autoexame Testicular;
  • Colonoscopia;
  • Laboratoriais hormonais.
A importância da prevenção e os cuidados com a saúde
A prevenção e a realização dos exames de rotina são cuidados fundamentais para ter uma vida saudável e mais longa. Por mais que a rotina seja louca e corrida, é importante encontrar um momento para realizá-los e manter a saúde em dia.

É normal para muitos procurar o médico apenas quando se está doente, porém é preciso ter como objetivo e meta cuidar diariamente do corpo e da mente, e isso pode ser feito tanto pelos exames de rotina quanto por meio de alguns pontos essenciais, assim como:

Dormir bem
Com a correria do dia a dia fica difícil dormir as horas recomendadas e indicadas pelos especialistas. Estima-se que é preciso dormir pelo menos de 6 a 8 horas, além seguir algumas medidas, como:
  • Dormir sempre no mesmo horário;
  • Consumir alimentos leves na parte da noite;
  • Evitar o uso de celular, computador ou televisão;
  • Investir em travesseiros confortáveis, que ajudem a relaxar e manter uma boa qualidade do sono.

Alimentação equilibrada e saudável
Outro ponto fundamental para cuidar da saúde é manter uma alimentação saudável e equilibrada. Uma ótima dica é incluir em sua rotina alimentar hortaliças, vegetais e frutas, uma vez que o corpo necessita desses nutrientes e vitaminas específicos para que o organismo funcione adequadamente.

Evite alimentos gordurosos e fritos, optando sempre por aqueles que sejam cozidos no forno, na grelha ou no vapor para garantir e preservar todos os nutrientes. E, por fim, não pule nenhuma refeição, começando pelo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Exercícios físicos
Dedique um tempo do seu dia a prática de exercícios físicos, uma vez que eles auxiliam na prevenção de doenças, aumentam o ganho de massa muscular, liberam endorfina, reduzem a ansiedade, o estresse, melhoram o humor e contribuem para uma melhor noite de sono.

O recomendado é realizar pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, para manter a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde do corpo e da mente.

Beber água
Outro ponto importante para garantir a saúde é beber bastante água, a fim de manter o bom funcionamento do organismo e a hidratação do corpo. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros por dia. Uma dica para conseguir alcançar essa meta é sempre ter ao lado uma garrafa de água, levando para todos os lugares que for. Isso, com certeza vai fazer com que o consumo se torne automático e espontâneo.

Não importa o quão ocupado esteja, separe sempre um tempo para cuidar do corpo e da mente. A saúde é o verdadeiro tesouro de uma pessoa, por isso mantê-la em dia e fazendo os exames de rotina é fundamental para manter a salvo o seu corpo para que ele fique longe de doenças e estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!