quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Benefícios do limão na saúde

O limão é um fruto cítrico de sabor ácido/amargo e rico em
vitamina C, além de ser conhecido mundialmente é uma fruta completa, você pode usá-lo tanto na culinária, como em remédio e até na cosmetologia. São inúmeras as utilidades dessa fruta, nada se desperdiça, do limão pode ser aproveitado desde o suco até a casca, por isso, ele é conhecido como o rei dos frutos.

O suco do limão tem muitas utilidades, ele é usado para temperar alimentos, como nos preparos de molhos, aperitivos, carnes, aves e peixes, proporciona um sabor amais em doces e sobremesas, também é usado na fabricação de refrigerantes e sorvetes, ele é bastante usado na culinária. O suco de limão também é feito os remédios como xaropes para gripes, tosses e resfriados, entre outros, além de ser usado em cosméticos nos produtos beleza, cabelos e em materiais de limpeza.

Os benefícios do limão na saúde:
É importante incluir o limão em suas refeições, pois ajuda a fortalecer as defesas do corpo e previne doenças, também é indicado para quem precisa de uma alimentação equilibrada e quem faz dieta de emagrecimento, pois ele é um aliado no combate a perda de peso, sendo um alimento com poucas calorias.

O suco do limão é bactericida, adstringente, antioxidante e antiviral, porém é muito ácido para consumi-lo puro, por essa razão, não é aconselhável. A sua acidez poderá prejudicar o estômago, mas para evitar esse problema pode ser consumido com água. O limão também ajuda na digestão, reduz os níveis de colesterol, purifica o sangue, ajuda a diminuir febre e melhorar inflamações na garganta, auxilia no controle da pressão arterial, combate ácido úrico, protege as células dos efeitos destrutivos dos radicais livres, regula absorção de açúcares do organismo, excelente para tratamento capilar e para a pele.

O limão não contém colesterol, gorduras e sódio. Os nutrientes presentes no limão, como a fonte elevada de vitamina C alivia os sintomas da gripe e resfriado, normalmente quando o corpo está com baixa imunidade necessita do dobro de vitamina C para se prevenir do vírus da gripe. O limão aumenta as defesas do organismo além de melhorar a imunidade. Irá atuar como uma barreira contra as inflamações, reduz formação de gases intestinais, evita inchaços, ele também é importante para combater as infecções, mantém o organismo protegido e aumenta a sua resistência. Importante consumir o limão em suas refeições para ter absorção melhor do ferro e evitar a anemia.

As vitaminas encontradas no limão são:

Vitamina A - Vitamina do complexo B (B1, B2, B3) - Vitamina P - Cobre - Iodo - Silício - Ácido Cítrico - Sais minerais - Cálcio - Manganês - Fósforo - Ferro - Fibras - Potássio - Riboflavina - Ácido Fólico
Você pode encontrar 4 espécies do limão. 
Saiba como distingui-las:
- Limão galego: redondo, casca lisa, fina e cor verde ou amarela clara. Possui bastante suco.
- Limão prado: casca e polpa com cor laranja. O suco é doce e ácido.
- Limão siciliano:
formato oval, casca grossa e amarela. Suco bastante ácido.
- Limão Taiti: casca fina, lisa e verde. Possui poucas sementes.

Lembre-se nada substitui a palavra de um especialista somente o seu médico poderá indicar o melhor para a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!