quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Quais os principais sintomas da endometriose?

A endometriose é uma patologia ginecológica benigna que atinge um em cada dez mulheres em idade reprodutiva, em geral sendo diagnosticada em os 25 e 35 anos. Devido à alta incidência da endometriose, assim como o fato de afetar a qualidade de vida das pacientes, é importante entender do que se trata a doença, quais os sintomas, causas e prognóstico.

O que é a endometriose?

A endometriose consiste na presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. O processo normal seria que as células endometriais fossem eliminadas mensalmente junto com a menstruação, mas pacientes acometidas com a doença têm alterações nesse processo.

Quando fora da cavidade uterina o tecido endometrial pode afetar diferentes órgãos do corpo, como:

  • Peritônio;
  • Ovários;
  • Trompas de Falópio;
  • Na superfície do útero, bexiga e intestino;
  • Fundo de saco vaginal.
Em casos raros, o tecido pode afetar órgãos fora da pelve feminina, como fígado, em cicatrizes de cirurgias prévias, pulmões e cérebro.

Quais as causas da patologia?
As causas da endometriose ainda são estudadas na Medicina, pois não há um consenso na comunidade médica quanto aos motivos que levam algumas pacientes a desenvolverem o problema.

Uma das possibilidades é que o problema é resultado de um fluxo menstrual retrógrado no qual o fluxo menstrual segue em direção à cavidade pélvica. No entanto, as causas da menstruação retrógrada não são totalmente conhecidas, sendo que algumas mulheres acometidas por ela não têm endometriose.

Outra ponderação é que as pacientes acometidas pela endometriose também apresentam alterações do sistema imunológico que afetam a capacidade do organismo de reconhecer e combater implantes indevidos das células endometriais.

Quais são os sintomas da endometriose?
A endometriose é uma das principais responsáveis por quadros de dor pélvica, podendo ser uma dor intensa e incapacitante que afeta, inclusive, o emocional das pacientes acometidas.

Já em outras pacientes a condição é assintomática, dificultando o diagnóstico e tratamento. Entre as ocorrências destacam-se:
  • Dores localizadas que acometem a parte inferior das costas, do abdômen, pélvis, reto ou vagina;
  • Dores circunstanciais, principalmente ao defecar ou durante a relação sexual;
  • Alterações na menstruação, como dor, irregularidade, fluxo intenso ou sangramentos vaginais incomuns;
  • Problemas gastrointestinais que podem incluir constipação, gases e náusea.
Entre os sintomas mais conhecidos da endometriose destaca-se ainda a infertilidade ou quadros de aborto de repetição.

Qual a relação entre endometriose e fertilidade?
Estima-se que entre 30 e 50% das pacientes com infertilidade têm endometriose, o que pode afetar a fertilidade feminina de diferentes formas, como:
  • Alterando a anatomia da pelve;
  • Resultando em aderências entre os órgãos, como nas trompas de Falópio;
  • Causando inflamação das estruturas pélvicas;
  • Alterando o sistema imunológico;
  • Provocando mudanças nos óvulos, como na qualidade e outras.
Devido às diferentes formas de manifestação da endometriose, apenas um diagnóstico médico poderá identificar a presença e extensão da patologia definindo também qual o tratamento mais apropriado ao caso.

A laparoscopia é o procedimento cirúrgico mais adequado para diagnóstico da endometriose, pois permite que o especialista verifique a quantidade, profundidade e localização dos implantes classificando o grau da patologia.

A partir disso será possível definir o tratamento que pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo das particularidades do caso. Pacientes com diagnóstico de endometriose, principalmente em graus maiores, podem ser candidatas a tratamentos de reprodução assistida quando quiserem engravidar.

Leia mais sobre Endometriose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!