quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Quando fazer uma cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é um procedimento que visa reconstituir uma determinada parte do corpo, seja por razões médicas ou estéticas. A técnica tem como principal objetivo melhorar a aparência física do paciente, corrigindo alguma imperfeição que prejudica sua autoestima e bem-estar.

Classificada como uma operação eletiva, a cirurgia plástica não é um procedimento considerado obrigatório para a manutenção da saúde do paciente — devendo ser realizada apenas quando for da vontade do indivíduo. Isso não significa, porém, que a intervenção traz resultados apenas estéticos e não traz benefícios ao organismo.

Diversos aspectos funcionais e psicológicos podem ser alcançados por meio de uma cirurgia plástica. Isso porque a correção de imperfeições pode colaborar diretamente para a qualidade de vida do paciente, que se sente mais satisfeito consigo mesmo e pode eliminar sentimentos negativos relacionados à autoimagem.

Quando uma cirurgia plástica é indicada?
De modo geral, a principal indicação para a realização de uma cirurgia plástica é o desejo do paciente em realizar o procedimento. Isso porque a intervenção visa aprimorar ou reconstituir determinada parte do corpo para reestabelecer sua função ou forma. Também pode ser aplicada para correção de cicatrizes, deformidades congênitas ou adquiridas por trauma.

É importante que o paciente tenha em mente que apenas o desejo de se submeter à intervenção não é suficiente para que o procedimento possa ser realizado. Por serem eletivas, geralmente há uma falsa ideia de que a cirurgia plástica pode ser feita em qualquer paciente, no momento que ele desejar.

Na prática, a segurança e a saúde do paciente são os pontos mais relevantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico. Por isso, a indicação deste tipo de intervenção sempre depende da avaliação criteriosa de um cirurgião plástico de confiança. É essencial que este profissional seja devidamente credenciado e possua título de especialista na área.

Qual a melhor cirurgia para mim?
Existem diferentes tipos de cirurgias plásticas, cada qual com um objetivo ou método específicos. É essencial conversar abertamente com o cirurgião plástico escolhido e alinhar suas expectativas em relação à realidade do que pode ser alcançado por meio do procedimento.

Cabe ao especialista conscientizar o paciente sobre os objetivos e limitações de cada cirurgia plástica, ajudando a identificar qual o procedimento e o momento mais adequados para que o indivíduo se submeta à intervenção. O especialista também deverá solicitar exames pré-operatórios para verificar as condições de saúde do indivíduo e avaliar se ele está apto a ser operado.

Em geral, os tipos de cirurgia plástica mais procurados são:

  • Rinoplastia (nariz);
  • Blefaroplastia (olhos)
  • Mentoplastia (queixo);
  • Ritidoplastia (rejuvenescimento facial);
  • Mamoplastia (redução ou aumento das mamas);
  • Abdominoplastia (abdômen).
Dependendo do caso, é possível até mesmo realizar mais de uma cirurgia de uma só vez, combinando os procedimentos de modo que seja necessário apenas um período de recuperação. Isso só é possível, entretanto, com a devida autorização médica.

Para saber mais sobre os principais tipos de cirurgia plástica, descobrir qual é a mais adequada para você e quando é o melhor momento para realizá-la, agende uma consulta com um cirurgião de sua confiança.

Leia mais sobre Cirurgia Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!