sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Hérnia: tabagismo, obesidade e sedentarismo como fatores de risco

A hérnia é o escape parcial ou total de um ou mais órgãos, podendo aparecer em diversas partes do corpo. As causas desta condição ainda são pouco conhecidas, e o problema é entendido como multifatorial — sendo que algumas condições são consideradas de risco para o seu surgimento.

A seguir, entenda como o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo contribuem para o aparecimento da hérnia.

Fatores de risco para o desenvolvimento de hérnia
Cigarro
No que diz respeito especificamente ao cigarro, muito se fala de seus malefícios associados a problemas pulmonares e cardíacos. No entanto, o fumo está relacionado com até 50 problemas de saúde, sendo que alguns deles são menos óbvios — como é o caso da hérnia


Muitos estudos afirmam que o tabagismo também contribui para o surgimento de dores nas costas, tanto na região lombar como na cervical, levando à degeneração do disco e, consequentemente, à hérnia. Isso ocorre porque alguns componentes do cigarro aumentam o nível de circulação da carboxihemoglobina, substância que não carrega o oxigênio para os tecidos do corpo e acaba prejudicando o fluxo da microcirculação. 

Levando em consideração que o sangue funciona como transporte de nutrientes, a diminuição desse fluxo acaba fazendo com que os discos ressequem e se desgastem, ou seja, induzindo a degeneração.

Obesidade
O excesso de peso está associado ao desenvolvimento de diferentes doenças, como a pressão alta e infarto. No que diz respeito aos problemas na coluna, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) aponta que os riscos aumentam a cada 10 quilos acima do recomendado.

Isso acontece porque o aumento do peso corporal gera uma sobrecarga na coluna vertebral. Considerando que os discos funcionam como um amortecedor, quando pressionados eles podem desenvolver problemas de funcionamento, desencadeando assim a hérnia. Por isso, é fundamental a prática de atividades físicas que atuem no fortalecimento da musculatura da coluna. Além dos próprios treinos de musculação, outra atividade física recomendada é o pilates. Ambas atividades, inclusive, são recomendadas para pacientes que já foram operados de hérnia.

Sedentarismo
As hérnias podem surgir em qualquer idade, mas são mais frequentes nos extremos da vida, ou seja, em recém-nascidos ou idosos. Isso não significa, entretanto, que crianças, jovens e adultos não possam ter o problema. Sedentarismo e postura incorreta no trabalho são aspectos que têm aumentado muito a incidência de problemas na coluna. O estresse muscular causado pela postura incorreta e pela falta de atividade física pode acelerar o desgaste do disco e, futuramente, causar a hérnia.

Hábitos para prevenir a hérnia
É importante frisar que não existe uma causa específica para o surgimento de uma hérnia, embora fatores como o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo possam contribuir para seu surgimento. Alguns hábitos que podem ajudar a prevenir esse problema, portanto, são:

  • Mantenha a postura correta;
  • Não abuse do salto alto;
  • Fique de olho na balança;
  • Consuma alimentos ricos em fibra;
  • Pare de fumar;
  • Cuidado ao carregar peso;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Evite movimentos repetitivos.
Além das hérnias de disco, abordadas ao longo deste texto, existem as hérnias da parede abdominal, que consistem em um abaulamento na região do abdômen. A obesidade, o tabagismo e o sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de hérnia, destacando mais um motivo para preveni-los.
Leia mais sobre Hérnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!