sábado, 15 de agosto de 2020

Conheça os tipos de mamoplastia

É chamada de mamoplastia todas as cirurgias plásticas que alteram o formato das mamas, seja aumentando, reduzindo seu volume ou transformando sua aparência de alguma forma. O objetivo é sempre tornar os seios mais harmoniosos e proporcionais em relação ao restante do corpo, aprimorando a autoestima do paciente. Existem muitas maneiras de realizar uma mamoplastia, e a metodologia aplicada depende diretamente da finalidade do procedimento. Embora este tipo de cirurgia seja mais procurado por mulheres, vale lembrar que a operação nas mamas também pode ser realizada por pacientes do sexo masculino, especialmente em casos de ginecomastia.

Tipos de mamoplastia e suas diferenças
Mamoplastia de aumento
Como o nome indica, a mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que promove o aumento do volume dos seios. Trata-se de um procedimento que também pode ser indicado para mulheres que perderam volume mamário após amamentar, e se sentem incomodadas e têm a autoestima prejudicada por isso. Para este tipo de cirurgia, são utilizadas próteses de silicone que ajudam a aumentar o volume conforme o desejado.

Mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora, por sua vez, é realizada quando a paciente deseja reduzir o volume dos seios, geralmente por conta de:

  • Desproporção de volume entre as mamas e o corpo;
  • Quando o peso dos seios prejudica a postura e causa dor nas costas.
Esta operação pode ser adaptada para o público masculino com ginecomastia, permitindo eliminar o excesso de tecido mamário. Esta cirurgia consiste na remoção do excesso de gordura e pele da região, fazendo com que as mamas passem a ter um tamanho mais proporcional em relação ao corpo.

Mastopexia para levantar os seios
Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia é uma cirurgia de mamas indicada para pacientes que apresentam mamas flácidas ou caídas, geralmente por consequência de amamentação ou variações no peso. Neste tipo de cirurgia, é removido o excesso de pele com a compressão dos tecidos, proporcionando assim um efeito de seios mais empinados.

Mamoplastia reconstrutora
Realizada em casos nos quais parte da mama foi removida por conta de um tumor, a mamoplastia reconstrutora altera a aparência e o volume dos seios, devolvendo sua forma. Dependendo do caso, esta cirurgia plástica pode incluir também a reconstrução do mamilo ou da aréola, tornando o seio mais natural e bonito.

Pré-requisitos e contraindicações
O ideal é que a mamoplastia seja realizada em pacientes que já estão com o tamanho das mamas definidos, ou seja: já passaram pelo processo de desenvolvimento da puberdade. Em geral, isso acontece a partir dos 18 anos, mas é preciso avaliar cada situação de maneira individualizada — já que assimetrias severas nas mamas podem justificar cirurgias em idade mais precoce.

Além disso, é essencial que a paciente apresente boas condições de saúde geral e não apresente nódulos nas mamas. Patologias que afetam os seios e hábitos como o tabagismo também podem fazer com que a mamoplastia seja contraindicada. Para entender melhor as indicações e contraindicações — de quaisquer tipos de mamoplastia —, o ideal é consultar um cirurgião plástico de confiança.

Leia mais sobre Mamoplastia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!