quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A cicatriz da rinoplastia fica aparente?

O formato do nariz de um indivíduo é resultante da hereditariedade ou de lesões ocorridas ao longo da vida. Indivíduos que se sentem incomodados com a aparência nasal ou apresentam dificuldades respiratórias podem optar pela rinoplastia (cirurgia de nariz) para equilibrar os traços da face ou corrigir dificuldades respiratórias. Antes de decidir pelo procedimento, muitos questionam se a rinoplastia deixará cicatrizes. A resposta depende da técnica utilizada durante a cirurgia e, por isso, o ideal é conversar com o médico especialista para entender como a operação será feita e quais resultados alcançados.

Como é feita a rinoplastia?
Embora se trate de uma cirurgia, em que o paciente será anestesiado, a rinoplastia é considerada um procedimento ambulatorial, podendo ser realizada fora do hospital. Para isso, porém, é preciso que o centro cirúrgico tenha autorização da Vigilância Sanitária e disponha de todo equipamento necessário e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Veja as etapas da rinoplastia:

  1. Anestesia: visando o conforto do paciente, o médico decidirá pelo uso de sedação intravenosa ou geral;
  2. Incisão: os cortes variam entre internos ou externos e dependem da técnica usada e objetivo a ser alcançado. Em ambos os casos, o cirurgião procura evitar cicatrizes aparentes;
  3. Remodelação do nariz e correção de desvio de septo (quando for o caso): ocorre o aumento ou diminuição da estrutura com o uso de enxertos. No caso de uma cirurgia estética combinada ao conserto de desvio de septo, a própria cartilagem retirada é reutilizada para moldar a narina.
A forma como se executa uma rinoplastia determina se o resultado vai ser natural e influencia diretamente nas cicatrizes resultantes. Na chamada cirurgia fechada, as incisões são menores, resultando em uma cicatriz mais escondida e discreta.

Cicatrização e cuidados no pós-operatório
Outro fator determinante para uma boa cicatrização da rinoplastia são os cuidados no pós-operatório para preservar o trabalho feito pelo cirurgião. Para isso, o paciente deve seguir as instruções de repouso, fazer o uso adequado dos medicamentos e retornar para as consultas de acompanhamento.

O ciclo de tempo para se restabelecer da cirurgia começa com a cicatrização dos cortes (de 7 a 10 dias), depois o edema inicial reduz naturalmente (cerca de 28 dias) e, em até 6 meses, ocorre a drenagem total do nariz. Lembre-se de que o corpo precisa se regenerar, e repouso é fundamental nessa etapa, principalmente na primeira semana após o procedimento.

Não se assuste com os hematomas e inchaço inicial: eles são perfeitamente normais depois de uma reestruturação no corpo. Alguns cuidados favorecem o desaparecimento deles, por isso evite: exposição ao sol, dieta com muito sal, praticar exercícios por 30 dias, além de beber e fumar.

Riscos e efeitos colaterais
Os riscos são os mesmos de qualquer procedimento com uso de anestesia. Por isso, no pré-operatório responda com sinceridade as perguntas sobre seu estado de saúde, uso de medicamentos, bebida e cigarro. Infecções, forma nasal insatisfatória, assimetria não estão descartadas, já que cada organismo responde de uma maneira às intervenções que recebe. Porém, o zelo durante o período de repouso influencia na recuperação do corpo.

Com os cuidados adequados e atenção com a pele durante a recuperação, a cicatriz da rinoplastia se torna imperceptível e o paciente se resguarda dos efeitos colaterais.

Leia mais sobre Rinoplastia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!