segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Conheça os primeiros sinais do envelhecimento da pele

Apesar de um grande inimigo para muitas pessoas, o envelhecimento da pele é um processo natural que não pode ser totalmente interrompido. No entanto, identificar os primeiros sinais e adotar cuidados diários reduz o envelhecimento precoce. Os primeiros indícios de envelhecimento da pele têm relação com hábitos e com a genética. Conheça a seguir como identificar esse problema e iniciar os cuidados com a pele!

5 sinais de envelhecimento da pele
Os sinais de envelhecimento da pele podem surgir ainda na juventude. Em torno dos 25 anos alguns dos principais problemas cutâneos já se manifestam. Veja quais são eles:

1. Menor produção de colágeno
O colágeno corresponde a cerca de 30% das proteínas no organismo e está presente na pele, mas também em tendões, cartilagens, músculos e ossos. Entre 25 e 30 anos, dependendo dos hábitos e da genética, uma enzima presente no organismo começa a degradar as fibras de colágeno e a elastina. Essas substâncias são responsáveis pela elasticidade da pele, de forma que a redução delas afeta diretamente a capacidade de regeneração celular e vitalidade, causando o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas faciais.

2. Aparecimento de linhas de expressão
Quando as linhas de expressão, como os pés de galinha, linhas na testa e glabela tornam-se mais evidentes também é um indicativo de que o envelhecimento da pele está acelerado. Essas marcas são mais intensas em pessoas com tendência a contrair muito a musculatura facial, como ao falar, sorrir, forçar a vista, entre outras atividades cotidianas que, em conjunto, causam as rugas. Além disso, elas ficam mais intensas caso haja exposição solar frequente sem o uso do protetor solar.

3. Intensificação do bigode chinês
O sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês, também é um dos primeiros sinais do envelhecimento da pele e pode surgir e intensificar-se até mesmo antes dos 25 anos. Essas marcas saem nas extremidades nasais até os cantos da boca e podem ser mais intensas em pessoas com bochechas avantajadas ou muito expressivas. A intensificação desse sinal deve-se a perda de volume facial que ocorre com o envelhecimento da pele, repetição de movimentos e redução do ácido hialurônico no organismo.

4. Ressecamento
A pele mais ressecada também é um dos efeitos do envelhecimento cutâneo. Esse sinal surge em decorrência da diminuição da produção do ácido hialurônico, um componente do organismo que ajuda na hidratação e atração de moléculas de água para a pele. Dessa forma, é preciso investir diariamente na limpeza e hidratação do rosto para evitar o ressecamento que também reduz a jovialidade e vitalidade da pele.

5. Olheiras
As olheiras também são um indicativo de envelhecimento da pele e são mais comuns principalmente entre pessoas com a pele mais fina na região dos olhos. Mesmo uma noite mal dormida pode intensificar as olheiras, mas caso esses sinais sejam constantes pode ser devido a um depósito de melanina na região ou pela dilatação dos vasos sanguíneos da região.

Quais fatores afetam o envelhecimento cutâneo?
Esses sinais de envelhecimento da pele podem variar de acordo com diferentes fatores, como exposição solar, genética, alimentação, estresse, maus hábitos, tabaco e outros. A recomendação é iniciar uma rotina de cuidados com a pele a partir dos 25 anos, com limpeza, tonificação e hidratação diárias. Além disso, casos mais incômodos podem demandar a realização de um tratamento estético para o rejuvenescimento facial, como aplicação de toxina botulínica (rugas), ácido hialurônico (sulcos) ou ácido polilático (flacidez). Portanto, para evitar o envelhecimento da pele, principalmente precocemente, saiba reconhecer os sinais desse problema e invista em cuidados diários desde cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!