quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Alimentos que devem ser consumidos e evitados na gravidez

Na gravidez é preciso mudar alguns hábitos para garantir a saúde da mulher e principalmente do bebê. Os enjoos e náusea matinal são comuns durante os primeiros meses de gestação e com a gravidez vem também a picamalácia.

O que é Picamalácia?
É um desejo que a grávida tem de ingerir substâncias esquisitas durante a gestação. 

Por exemplo: Terra, tijolo, fósforo, grão de café, insetos e entre outras coisas.

A alimentação deve ser controlada a partir do 1º mês de gestação. A alimentação adequada pode garantir mais saúde e disposição para enfrentar os períodos da gravidez, além de contribuir para que o bebê tenha uma formação correta e que nasce com saúde.


Uma alimentação adequada pode reduzir o desconforto digestivo, náusea, vômitos. Para evitar que isso aconteça é importante seguir uma dieta balanceada, pois nesse período, a gravidez faz aumentar a necessidade de ingerir mais calorias, proteínas, vitaminas B6 e B12, ácido fólico, cálcio, zinco, ferro e flúor.


Sempre preferir alimentos leves e evitar comidas gordurosas e frituras. A alimentação deve ser em intervalos menores entre as principais refeições, mas lembre-se em não exagerar na quantidade, prefira comer em intervalos de 3 em 3 horas.


Beber bastante líquidos durante o dia e evitar comer e beber ao mesmo tempo. Muito importante é diminuir na quantidade de sal nas refeições, pois ele retém líquido, provocando o inchaço e pode até acarretar a pressão alta.


Evitar os adoçantes sintéticos no primeiro trimestre de gestação.
A amamentação é muito importante para a saúde do bebê, então é preciso evitar quantidade exagerada de café, chá preto, chocolate, alimentos com corantes, light e adoçantes.
Não exagerar em temperos muito fortes.
Não deve fumar, nem ingerir bebidas alcoólicas.
Quando estiver amamentando é preciso precaução ao tomar algum tipo de medicamento, somente com autorização do médico, pois alguns remédios podem ser transmitidos pelo leite.
Confira abaixo como se alimentar corretamente na gravidez e veja os alimentos certos e errados.


Quais os alimentos que uma grávida deve consumir?
Carboidratos: Pão, macarrão integral, mandioca, doces e batata.
Proteínas: Peixe, carne vermelhas, frango, lentilhas, ervilhas, feijão, leguminosas.
Reguladores: Verduras e legumes
Vitamina A: Leite integral, fígado, manteiga, couve, agrião e queijo prato.
É indispensável a vitamina A, pois exerce funções importantes como a ação protetora da pele e mucosas, papel essencial, na formação da retina e da capacidade funcional dos órgão de reprodução.
Vitamina C: Legumes, frutas cítricas e vegetais folhosos.
Ajuda na função antioxidante.
Ácido fólico: Vegetais folhosos, levedura, brócolis cozido, espinafre cozido, repolho cru, gema de ovo, fígado e gérmen de trigo.
Ajuda na formação de produtos intermediários do metabolismo, relacionado com a formação de células, que é necessário para a produção normal de hemácias.
Cálcio: Iogurte, Leite, queijos, sardinha, gema de ovo.
Fósforo: frango e peixe
Ferro: Beterraba crua, banana prata, melado de cana, feijão e fígado

Alimentos que a mulher grávida precisa evitar.
Couve-flor, pimentão, abacaxi, croissant, flocos de milho açucarados, bolachas recheadas, chocolates, bolo recheados, enlatados, embutidos, frituras, cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!