segunda-feira, 4 de julho de 2011

Busca pela beleza e padrões perfeitos versus saúde física e mental

A busca pela beleza e padrões perfeitos de permanecerem jovens e ter que manter um corpo sempre escultural vem difundido pela sociedade moderna e esquecendo-se do mais importante a própria saúde física e mental. Milhares de pessoas que se sentem na obrigação de estar sempre perfeitos para conseguir esse corpo tão sonhado são necessário viver na escravidão da ditadura da beleza, como recorrer às cirurgias plásticas e academias em excesso. A maioria das vezes as pessoas tende a seguir padrões de beleza que não se enquadram em seu biótipo como, por exemplo, esforçar-se para conseguir um corpo escultural, rosto sem rugas, altura e outros requisitos exigidos pela sociedade, como nas passarelas, no cinema e na televisão, muitas pessoas submetem às cirurgias plásticas e medicamentos, esquecendo de cuidar em primeiro lugar da saúde e somente se importando com a beleza e querendo um corpo sem nenhum defeito, se é que isso é possível.

Alguns homens e mulheres acreditam que se não estiverem em formas e nos padrões de beleza que a sociedade exige ou desejam, eles não serão aceitos no ambiente social. Por isso, o resultado de tanto esforços e cirurgias plásticas que não deram certo acaba por deixar a pessoa frustrada e assim se torna infeliz e com total desequilíbrio emocional e físico. Um exemplo importante em comentar o que ronda a nossa sociedade são as vítimas de anorexia, doença considerada física, psíquica e social. Com a cobrança de ter que estar sempre belo todo o tempo e que precisam cumprir algumas metas para estar sempre melhores do que necessariamente necessitam. Por isso, é preciso ter certeza se é importante seguir essa ditadura da beleza e se essas são reais possibilidades e aprender a dizer não quando todos querem impor um padrão de beleza que não é a sua. Por medo de se torna uma pessoa fora do padrão, à pessoa anoréxica tem uma disfunção alimentar, que se caracteriza por uma dieta insuficiente para o seu corpo como uma magreza extrema, depressão, ansiedade, entre vários outros males, o resultado da anorexia é um massacre emocional, psíquico e físico, geralmente vem seguido de morte por falta de vitaminas necessárias para um corpo se manter saudável. Lembre-se saúde é vida, é força, é alegria e isso é primeiro passo a seguir.

A beleza em si é um padrão estabelecido pela sociedade que deve sim ser admirado, mas não se tornar alvo de uma super valorização e virar escravo para agradar a todos, mas a beleza deve sim existir, só que com moderação, cuidados, responsabilidades e ser saudáveis, uma mente mais equilibrada e o mais importante não ser comparadas com a beleza e de um rosto ou corpo esculpido por cirurgias plásticas. Somos diferentes uns dos outros independentes de estarmos dentro ou fora dos padrões que a sociedade exige e da beleza que a sociedade impõe.


2 comentários:

  1. Ei Luh, dá uma ouvida na música "Ela Cortou Curtinho" do Grupo Nem Secos, que fala da ditadura da beleza e sobre cada um poder ser como quer:

    www.myspace.com/nemsecos/music/songs/ela-cortou-curtinho-84352577

    Valeu, um abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Grupo Nem Secos,
    Valeu por comentar.
    Ouvi e gostei da musica.
    Ritmo muito bom.
    Parabéns e volte sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!