domingo, 2 de janeiro de 2011

Como evitar doenças capilares


As doenças capilares para algumas pessoas é um tormento, além de ser constrangedor e também desesperador. Não é uma experiência agradável ver suas roupas coberto por pó branco, sentir coceira no couro cabeludo e os fios por toda a casa. É importante esclarecer algumas dúvidas sobre a caspa, seborreia e queda de cabelo. Quem nunca sofreu com esses tipos de doenças capilares não deve ter a noção como são difíceis de tratá-las. O mais indicado é aprender a se prevenir. Por isso, é importante entender um pouco sobre esses problemas capilares para evitá-los. Afinal quem não deseja ter os cabelos bonitos, fortes e saudáveis? Pois bem, vamos às dicas.

Confira abaixo dicas para evitar doenças capilares.

  • A higienização correta dos fios é primordial para a sua saúde, ao lavar os cabelos a temperatura da água não deve ultrapassar 22°C. O indicado é sempre usar a água de morna a fria, isso infelizmente é uma regra e dever ser cumprida a risca. 
  • Evite lavar os cabelos à noite, os fios demoram a secar e dormir com os cabelos úmidos ou molhados não é recomendado, mas se precisar lavá-los recorra ao secador para secá-los.
  • Ao usar shampoo escolha o indicado ao seu tipo de cabelo, hoje em dia existem variedades de produtos e chega ser difíceis de optar por um, mas você tem que ter em mente a importância de usar os ingredientes formulados para seus fios.
  • O condicionador deve ser da mesma linha que o shampoo um complementa o outro. O shampoo tem a ação de limpá-los para receber um tratamento e o condicionador irá terminar de fechar as cutículas para a hidratação durar por mais tempo, então faça a escolha pela mesma marca. Ao condicionar os fios usem no comprimento as pontas, nunca na raiz, desta forma evita o acúmulo de resíduos. O resíduo de creme no couro cabeludo pode causar a queda e seborreia. 
  • Não use produtos ou medicamentos indicados por amigos, talvez o seu problema não seja o mesmo e a automedicação pode agravar o problema em vez de tratá-lo. Por isso, a orientação de um dermatologista é indispensável para o tratamento ser um sucesso. 
  • Uma alimentação regrada a base de proteínas, vitaminas do complexo B e vitaminas A e E são importantes para a saúde dos cabelos, quanto mais saudáveis for à alimentação melhor será a saúde dos cabelos, então evite ao máximo, açucares, frituras e gorduras, também é importante ingerir bastante água e mantenha um controle sobre o estresse um dos vilões da queda capilar. 
  • Faça uma consulta com dermatologista se observar alterações no couro cabeludo quanto mais cedo forem tratadas mais chances têm de cura. Desta forma o médico irá diagnosticar o melhor tratamento para o seu problema.
Dicas importantes para evitar a queda dos cabelos

A queda dos cabelos pode deixar uma pessoa extremamente nervosa ao perceber a quantidade de fios que está perdendo, mas nem sempre os cabelos que estão caindo é necessariamente a queda do mesmo, pois é normal caírem até 100 fios por dia, mesmo vendo os cabelos no ralo do banheiro. Para não sair aos prantos atrás de um dermatologista pensando que está ficando careca é importante fazer um teste antes para ter a certeza que essa queda é normal. Durante 24 horas guarde todos os fios que encontrar dentro de uma caixinha e vai contando na medida do possível, sei que é um jeito meio esquisito de fazer uma avaliação, mas assim você terá a certeza que não está perdendo fio a mais do que o normal. Vale lembrar que no inverno os cabelos têm a propensão a cair mais, então não se desespere e fique tranquila. 

Quando a temperatura começa a esfriar todos os mamíferos como os animais e os seres humanos passam por uma troca acelerada de pelos e cabelos, agora se eles insistirem em cair ao passar a mão sobre eles todos os dia durante 2 meses seguidos e em quantidade maior do que o normal, você deve procurar por um especialista na área, pois seu corpo pode estar sofrendo com alguma disfunção hormonal, stress ou infecção bacteriana. Quando você está em extrema tensão, todas as suas energias vão para os órgãos tirando a vitalidade dos fios. Por isso, é importante fazer uma consulta para saber o diagnostico certo. Agora se não for por motivos de doença, mas deseja preservar a saúde dos fios é só seguir estas dicas.

No salão pode-se realizar uma massagem manual estimulando o couro cabeludo e em seguida para potencializar o efeito deve-se fazer uma estimulação capilar por meio de corrente elétrica de baixa intensidade, esta técnica ativa a circulação sanguínea estimulando o bulbo capilar a receber mais proteínas, assim os cabelos crescerão mais fortes e com menos tendência a queda.

Em casa é importante seguir um cardápio com alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas que são encontrados nas carnes, peixes, legumes, verduras e frutas. Alguns fatores também podem agravar a queda dos fios, como o excesso de oleosidade, por exemplo, ela é uma das causas da seborreia, um processo inflamatório do couro cabeludo que evita o desenvolvimento dos fios. Se esse for o seu caso, deve-se usar shampoo específico para regular a oleosidade dos fios ou utilizar shampoo anti-queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!