quarta-feira, 13 de março de 2013

Terapias alternativas benefícios na saúde

A busca da felicidade nas terapias alternativas
Hoje em dia é complicado encontrar a Paz que tanto precisamos. Passamos longo do dia estressados a ponto de enlouquecer correndo em busca de nossos ideais, mas existem algumas técnicas capazes de aliviar nossa mente e corpo para ter uma vida menos louca. Por essa razão, muito de nós tem dificuldade de manter a beleza e a saúde em meio de tanto trânsito, poluição, violência e concorrência profissional. Existem pessoas que conseguem passar por isso sem deixar que essas rotinas corridas os atrapalhem e podem apostar que isso é uma verdadeira vitória. Para acompanhar a correria do dia-a-dia cada pessoa tem uma tática, um segredo especial para driblar e conviver melhor com o estresse causado por essa vida moderna, mas existem pessoas que não conseguem solucionar esses problemas como deveria e passam a consumir se entupindo de calmantes, complementos alimentares ou remédios para emagrecer e isso acabam por afetar ainda mais o corpo e a mente, acarretando mais prejuízo do que uma melhora. Para quem deseja ficar longe do estresse e manter a vida em harmonia existem as terapias alternativas. Elas são vindas diretamente da natureza e sem efeitos colaterais de remédios convencionais, mas é importante saber: deve-se ter em mente que esse tipo de tratamento não substitui, mas apenas complementa a medicina tradicional.

As terapias alternativas são:
- Climatoterapia
- Cromoterapia
- Fitoterapia
- Hidroterapia
- Meditação
- Musicoterapia
- Aromaterapia
- Argiloterapia

Saiba mais sobre as Terapias Alternativas: 

- Climatoterapia: 
É a conquista do equilíbrio do corpo e da alma através de sua exposição ao sol e o ar livre. Esse ritual é recomendável para os pacientes ativar as defesas naturais do organismo, cooperando com o metabolismo, a circulação e o sistema nervoso. Importante salientar caso o paciente estiver impossibilitado de sair da cama por está em repouso absoluto é necessário que o ambiente seja bem ventilado e arejado para auxiliar em sua melhora.

Dicas práticas:
Os banhos de ar e de sol devem ser realizados de preferência com o corpo nu, mas se isso for impossível prefira uma roupa mais leve para o sol penetrar em sua pele. A climatoterapia não deve ser em excesso, apenas em 2 períodos diários de 30 minutos cada já será o suficiente para o paciente, mas é necessário evitar correntes de ar. O local mais adequado para essa prática é em um lugar próximo as montanhas, no mar ou no campo, mas se isso não for a sua realidade prefira um local mais tranquilo, por exemplo, em um jardim. É importante ficar atento ao horário de se expor ao sol, prefira sempre o horário antes das 10 da manhã e depois das 16 horas. O período entre esses horários é recomendável evitá-los. Deve-se usar um protetor solar, chapéu e óculos escuros para aumentar a sua proteção, são importantes esses cuidados com a saúde.
Cuidar da saúde com prazer é perfeitamente possível.

- Cromoterapia:

Para seguir o tratamento corretamente é preciso mudar o gosto pelas cores, mesmo se não gostar delas, por exemplo, você não precisa pintar sua casa de azul se não gosta desta cor. Agora se o assunto é cromoterapia - tratamento pelas cores – você terá que mudar seus conceitos, pois o negocio é diferente, neste caso o especialista que vai determinar quais as cores indicadas para o seu caso. Isso porque ele utiliza da energia luminosa de cada cor para equilibrar o organismo, atuando em alguns pontos específicos do corpo, os chamados chacras.

Dicas práticas:
Você pode começar as mudanças usando e abusando das cores, tanto na decoração da casa quanto nas roupas.
* As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) possuem efeitos vitalizantes.
* As cores chamadas frias (tons de azul) são calmantes e tranquilizantes.
* O verde representa a neutralidade e também o equilíbrio.
* O branco representa a paz.
* O preto representa o mistério.

As cores também devem ser inseridas na alimentação quanto mais colorida melhor não só pelo visual, mas também pela variedade de nutrientes. A paz e o equilíbrio é o que todos nós procuramos, então faça uso da cromoterapia.

- Fitoterapia: 

É um conhecimento milenar até as nossas avós faziam uso de habituais chás para curar resfriados, problemas estomacais e entre outras enfermidades. Na Fitoterapia são usadas plantas para aliviar os problemas de saúde. As plantas aromáticas como: (cravo, pimenta entre outras) e as alimentícias como: (laranja, milho entre outras) são medicinais e se utilizadas de forma corretas podem curar algumas doenças. Usa-se essas plantas para o alívio de contusões, inalações, banhos e até na fabricação de xaropes.

Dicas práticas:
É importante saber a procedência e a forma correta de usar as plantas, ou seja, comprar sempre em lugares de confiança para não correr o risco de levar ervas adulteradas. Outra dica indispensável é saber preparar o medicamento de forma correta. Para não errar o certo é despejar a água fervente sobre as plantas e abafar para que soltem as suas propriedades. Quando se trata de cascas e raízes somente elas devem ser fervidas. No caso de chás, tomar sempre sem açúcar ou se não acostumar com o sabor amargo na pior das hipóteses se podem usar o mel, mas o certo é tomá-lo sem adoçar. Para ferver a água não use vasilhas de metal sempre de vidro para não alterar as propriedades e a atuação da planta.

- Hidroterapia: 

A água é uma auxiliar nos tratamentos de diversas enfermidades. Por isso, é importante ingerir bastante água durante o dia, pois é saúde pura que desce pela garganta. A água tem o poder de eliminar substâncias tóxicas do nosso corpo e também tem a função de livrar o organismo dos resíduos alimentares. Na hora do banho a água também é fundamental para a saúde. O banho frio é ideal para ativar a circulação, já o banho quente serve para diminuir a tensão e dores musculares. As compressas de água doce ou salgadas também é uma ótima opção. O simples caminhar dentro da piscina ou no mar faz um bem enorme e sem esquecer-se de mencionar as saunas que são excelentes para complementar as terapias alternativas.

Dicas práticas:

As águas medicinais produzem efeitos terapêuticos específicos quando ingeridas diretamente da fonte. Por isso, uma ótima opção é ir à procura de estâncias hidrominerais, além de ser um tratamento simples e muito refrescante sendo uma grande aventura para o paciente.

- Meditação:

Nada mais, nada menos que olhar para nosso interior e conversar consigo mesmo, procurando se concentrar em coisas positivas. O indicado é ficar em um lugar bem tranqüilo ao ar puro e se possível perto da natureza, com uma roupa leve, descalça, sentar-se confortavelmente, relaxar músculo por músculo e respirar com suavidade, sentindo o ar entrar pelo nariz e sair pela boca. Faça essa técnica todos os dias e reserve um tempinho do dia só para relaxar. Meditar melhora o estresse, estafa, mau humor, ansiedade, angústia, nervosismo e entre outras enfermidades.

Dicas práticas:
Prepare o ambiente com uma luz amena, de preferência a luz solar e se possível perto de arvores e flores. Elas vão perfumar e colorir o ambiente na medida certa além de transmitir Paz e um alto-astral. A música de fundo também é recomendada, mas prefira as mais suaves para tranquilizar o ambiente é sempre bem-vindo. Feito esse procedimento basta fechar os olhos e sentir as vibrações e sempre procurar imaginar lugares agradáveis e que te faça bem.

Detalhe:
Sempre que possível faça a meditação junto à natureza, perto de cachoeira, do mar ou debaixo de uma árvore escutando os cantos dos pássaros ou até mesmo no jardim de sua casa.

- Musicoterapia: 

Ao nascermos o som é o primeiro contato que estabelecemos com o mundo exterior. Tendo isso em mente, a música pode ser uma alternativa para aliviar sintomas físicos e mentais, mas para isso, é preciso fazer a escolha certa. Os sons mais utilizados na musicoterapia são próprios da natureza, como os cantos dos pássaros, a água correndo dos rios, das ondas batendo na pedra, do soprar dos ventos e etc... Esse tratamento é uns dos mais prazerosos sem sombra de dúvidas, pois você até esquece a sua enfermidade, mas para isso, é preciso relaxar e prestar atenção nos sons e usar este tempo para se tranquilizar.

Dicas práticas:
Quando for praticar a musicoterapia evita lugares onde há muito barulho como: pessoas conversando, transito intenso, rádio fora de sintonia, evitar ruídos, como por exemplo: liquidificador, aspirador de pó, serra elétrica, cortador de grama, etc... Por isso, escolha sempre um lugar mais sossegado. Agora se sua intenção é despertar e ficar elétrica coloque um som bem agitado e aproveite para cantar e extravasar em alto e bom tom.

- Argiloterapia: 

Se resume no alivio de sintomas físicos e psicológicos através da aplicação e manipulação da argila. A argila é uma espécie de barro, geralmente encontrado em casas de produtos naturais e produtos de beleza. O contato com a argila na pele proporciona um grande bem-estar e auxilia na descarga de energia, aliviando os sintomas de estresse e melhorando a aparência da pele como: diminuição de celulite e medidas do corpo com a redução de gordura.

Dicas práticas:
* Para ativar a circulação - a argila pode ser aplicada em movimentos circulares de baixo para cima. Essa prática contribui para retirar a camada de células mortas da pele, deixando-a lisinha.
* No combate as cólicas menstruais - a argila é colocada sobre a barriga.
* Quando o assunto é sobre dor de cabeça - pode usar a argila quente na nuca, esse ato ajuda a aliviar o incômodo.

- Aromaterapia: 

É realizada com auxilio de essências aromáticas que são preparadas usando cascas, raízes, folhas, flores, talos e frutas que tem em suas propriedades antibacterianas, antibióticas, calmantes, entre outras. Esses óleos essenciais são usados nas massagens, banhos, inalações e para deixar o ambiente aromatizado e em equilíbrio.

Dicas práticas:
Na banheira use aproximadamente 20 gotinhas de óleo essenciais será o suficiente para deixar o corpo totalmente relaxado. Experimente também usar em massagens, misturando 20 gotas ao creme de sua preferência. Essas essências deixam um cheiro diferente no ar e também pode criar um clima bem envolvente. Não é somente o óleo que envolve o ambiente também tem as opções dos incensos, velas perfumadas, fragrâncias e spray, folhas e flores secas... É importante colocar a imaginação para funcionar com ambiente com luz baixa e local calmo para a mente e corpo se tranquilizar para mantê-los em harmonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!