terça-feira, 21 de julho de 2020

O que é dermatologia cirúrgica?

A dermatologia cirúrgica é a área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo, com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo ou unhas. Os procedimentos cosméticos relacionados à dermatologia cirúrgica são, por definição, procedimentos médicos, no qual o dermatologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas.

O que um cirurgião dermatológico faz?
Os cirurgiões dermatológicos atuam em diversos segmentos, como:

  • Diagnóstico e tratamento de diversas doenças da pele, cabelo, unha e mucosas;
  • Prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo;
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção de tumores benignos e do câncer de pele;
  • Tratamento de câncer da pele por meio de retalhos e enxertos para reconstrução;
  • Cirurgia oncológica micrográfica ou cirurgia de MOHS;
  • Remoção de pintas, cistos, lipomas e tumores;
  • Tratamento e correção de cicatrizes;
  • Realização de procedimentos com peelings e dermoabrasão;
  • Procedimentos a laser;
  • Tratamentos corporais: flacidez, gordura localizada, excesso de pelos, estrias e celulite.
A maioria dos procedimentos de dermatologia cirúrgica são minimamente invasivos e usam anestesia local.

Como é realizado o diagnóstico e a escolha do tratamento?
Durante a primeira consulta, o paciente deve apresentar a sua queixa ou suas expectativas quanto ao procedimento estético que deseja fazer. Dessa maneira, o dermatologista irá compreender as necessidades e fornecer informações sobre os possíveis tratamentos e sanar quaisquer dúvidas que o paciente tenha.

O profissional deve realizar uma avaliação do paciente, verificando a gravidade do problema apresentado e os possíveis tratamentos para poder devolver a qualidade de vida e estabelecer a autoestima que seu paciente procura. Antes de iniciar qualquer tratamento, o dermatologista irá indicar a realização de alguns exames para avaliar as condições do paciente e o risco da cirurgia, determinando a possibilidade, ou não, de realizar o procedimento cirúrgico.

Possíveis complicações e riscos da dermatologia cirúrgica
A dermatologia cirúrgica é considerada segura, raramente apresentando intercorrências, por ser uma intervenção rápida e sem grandes complicações. Para um melhor resultado dos procedimentos dermatológicos, assim como qualquer outra cirurgia, é necessário que o paciente faça todos os exames requeridos e esteja atento aos cuidados pré e pós-operatório, garantindo uma melhor recuperação e um ótimo resultado cirúrgico.

Quando procurar um dermatologista?
Assim como acontece com outros profissionais da área da saúde, o paciente geralmente só procura uma clínica de dermatologia quando o problema está em fase avançada, o que limita as opções e a eficácia do tratamento. É necessário se consultar com o dermatologista diante de qualquer suspeita de problemas relacionados com pele, cabelo ou unhas, realizando assim o diagnóstico o mais rápido possível e encontrando o tratamento ideal, antes que o quadro possa evoluir.

Entretanto, é recomendado buscar orientação profissional mesmo sem qualquer problema aparente. A consulta com dermatologista deve ser feita pelo menos uma vez por ano como medida de prevenção e diagnóstico precoce. Somente o dermatologista tem a expertise e a competência para realizar os procedimentos da dermatologia cirúrgica. Por isso é importante sempre procurar um especialista certificado para um procedimento dermatológico eficaz e seguro.

Leia mais sobre Dermatologia cirúrgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!