quarta-feira, 17 de junho de 2020

Quando procurar um especialista em reprodução humana?

O especialista em reprodução humana é um profissional cada vez mais procurado no Brasil e no mundo por casais que tem o sonho de terem filhos, mas enfrentam problemas de fertilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva apresentem problemas para engravidar, sendo 30% devido aos fatores femininos de infertilidade, 30% aos fatores masculinos, 30% devido a fatores em ambos os parceiros e 10% sem causa definida. Esses números justificam a crescente procura pelo especialista em reprodução humana. Saiba mais sobre a atuação desse profissional e também os fatores de infertilidade que exigem que casais busquem o auxílio desse especialista.

O que faz um especialista em reprodução humana?
O especialista em reprodução humana é um profissional formado em Medicina e que, posteriormente, realizou 3 anos de residência médica em Ginecologia-Obstetrícia (GO) e, em seguida, mais 1 ano de residência médica em reprodução humana. Devido essa formação de 10 anos, esse profissional é o mais apto a diagnosticar causas de infertilidade nos casais e recomendar os métodos de reprodução humana mais adequados de acordo com as particularidades do caso. Portanto, o especialista em reprodução humana dará tanto orientação ao casal quando aos fatores imediatos que podem interferir na fertilidade, como estresse, consumo de álcool, sedentarismo, tabaco, obesidade e outros, como também conduzir exames que permitam identificar se a causa tem relação com fatores fisiológicos, hormonais ou genéticos.

Após todo esse suporte, o profissional ainda vai recomendar o método de reprodução mais apropriado ao caso. Atualmente são diversas técnicas que podem ser empregadas, mas as mais comuns incluem:

  • Coito programado: esta técnica consiste na realização de exames para identificar o período fértil da mulher, incentivando que a relação ocorra no dia que apresenta melhores chances de concepção. Pode ser usado um estímulo hormonal para elevar as chances de sucesso na tentativa;
  • Inseminação artificial: técnica pela qual os gametas masculinos são coletados e, após um estímulo da ovulação da paciente, o sêmen é inserido diretamente na cavidade uterina;
  • Fertilização in vitro: método de reprodução mais conhecido, a FIV consiste em uma fecundação em laboratório após a coleta tanto dos gametas femininos quanto masculinos. Para aumentar as chances por tentativa, a mulher passa por um estímulo hormonal para produzir uma quantidade adicional de óvulos no ciclo. O embrião fecundado em laboratório é implantado diretamente no útero.
Portanto, existem diversas técnicas de reprodução que podem ser indicadas pelo especialista em reprodução humana. Mas a recomendação de cada método depende das causas de infertilidade identificadas.

Quando procurar o especialista em reprodução humana?
Um casal saudável e em idade adequada tem cerca de 18% de chances de concepção a cada ciclo. Após 12 meses de tentativas, cerca de 85% conseguem engravidar. Essas chances diminuem com base em fatores diversos, como idade, estresse, saúde e outros.

Considerando isso, a recomendação é procurar um especialista em reprodução humana após 12 meses de tentativas sem uso de métodos contraceptivos. Em alguns casos com menores chances de engravidar, o casal pode procurar ajuda especializada após 6 meses de tentativas. Isso inclui situações como:

  • Mulheres com mais de 35 anos;
  • Mulheres com patologias no sistema reprodutivo, como síndrome dos ovários policísticos, endometriose e alterações na menstruação;
  • Após três ou mais quadros de abortos espontâneos.
Entre os fatores de infertilidade feminina destacam-se a endometriose, SOP, idade avançada, miomas uterinos, má formação uterina, obstrução das trompas, problemas na tireoide, baixa reserva ovariana e outros. Já entre os fatores de infertilidade masculina destacam-se condições como varicocele, criptorquidia, fragmentação do DNA espermático, traumas, exposição a agentes tóxicos, hábitos de vida e outros. Independente da causa da infertilidade, a consulta com o especialista em reprodução humana é fundamental para identificá-la e iniciar o tratamento com o método mais adequado ao caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!