quinta-feira, 18 de junho de 2020

Para quem a cirurgia das pálpebras é indicada?

A cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o rejuvenescimento da área dos olhos e, consequentemente, de todo o rosto. O olhar é algo de extrema importância no conjunto e na harmonização do rosto e, por isso, melhorar o aspecto visual dessa área faz uma grande diferença. Quer saber mais sobre a blefaroplastia, como ela funciona e para quem a cirurgia das pálpebras é indicada? Então, confira abaixo as respostas para essas e outras perguntas!

O que é a cirurgia de pálpebras?
A região ao redor dos olhos pode apresentar rugas, bolsas de gordura, flacidez e outros problemas que deixam o rosto com a aparência de cansado e envelhecido. A blefaroplastia ajuda a deixar a área dos olhos mais jovem, eliminando esses sinais do tempo e agindo tanto nas pálpebras inferiores quanto nas superiores.

O procedimento é feito com anestesia — que pode ser intravenosa ou geral —, e consiste na realização de uma incisão na prega da pálpebra superior. A partir dela, o cirurgião consegue reposicionar os depósitos de gordura presentes na região, além de remover o excesso de pele. Para a remoção de estruturas na pálpebra inferior, é possível fazer uma incisão na parte interna para evitar que a cicatriz fique exposta no rosto. O procedimento pode levar de 40 minutos até 1 hora e meia, em média. No momento de fechar a incisão, alguns cirurgiões podem fazer pontos (que em muitos casos são absorvíveis pelo organismo) ou então usam adesivos cirúrgicos.

O paciente também pode escolher associar outros procedimentos para aproveitar o momento. Por exemplo, a correção do nariz (também chamada de rinoplastia) ou o lifting facial. Se for realizar apenas a cirurgia das pálpebras, o paciente deve ficar internado por cerca de 6 a 8 horas, mas se for associada a outras, esse tempo pode aumentar para 12 a 24 horas.

Para quais casos é indicada?
Os que mais procuram a cirurgia de pálpebras são pacientes que possuem mais de 30 anos, que é justamente a idade em que o colágeno começa a ser produzido em menor escala e os sinais do tempo aparecem. A cirurgia das pálpebras está indicada nos seguintes casos:

  • Flacidez ou excesso de pele nas pálpebras;
  • Bolsas de gordura na pálpebra inferior;
  • Ptose palpebral (uma queda na pálpebra por problemas musculares);
  • Pseudoptose palpebral;
  • Rugas na pálpebra inferior.
Como é o processo de cicatrização?
Os cuidados no pós-cirúrgico são de grande importância para ter bons resultados com a cirurgia das pálpebras. Além de tomar os medicamentos indicados e de fazer a higienização correta, é preciso seguir recomendações como:

  • Suspender o uso do cigarro;
  • Usar óculos escuros por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia;
  • Dormir de barriga para cima durante 2 semanas;
  • Evitar usar lentes de contato nos 10 primeiros dias.
O especialista indicado para a realização da blefaroplastia é o cirurgião plástico. É importante buscar por um que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de modo a ter mais confiança e segurança sobre o procedimento em si e também sobre os resultados. Executando todos os cuidados, é possível ver os resultados da cirurgia das pálpebras já na primeira semana. O resultado parcial poderá ser visto após 2 ou 3 meses e o resultado final apenas cerca de 1 ano depois. O melhor de tudo é que esse resultado é permanente, porém, sofrerá a ação do envelhecimento natural assim como qualquer outro procedimento.
Leia mais sobre Cirurgia das pálpebras

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Quando procurar um especialista em reprodução humana?

O especialista em reprodução humana é um profissional cada vez mais procurado no Brasil e no mundo por casais que tem o sonho de terem filhos, mas enfrentam problemas de fertilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva apresentem problemas para engravidar, sendo 30% devido aos fatores femininos de infertilidade, 30% aos fatores masculinos, 30% devido a fatores em ambos os parceiros e 10% sem causa definida. Esses números justificam a crescente procura pelo especialista em reprodução humana. Saiba mais sobre a atuação desse profissional e também os fatores de infertilidade que exigem que casais busquem o auxílio desse especialista.

O que faz um especialista em reprodução humana?
O especialista em reprodução humana é um profissional formado em Medicina e que, posteriormente, realizou 3 anos de residência médica em Ginecologia-Obstetrícia (GO) e, em seguida, mais 1 ano de residência médica em reprodução humana. Devido essa formação de 10 anos, esse profissional é o mais apto a diagnosticar causas de infertilidade nos casais e recomendar os métodos de reprodução humana mais adequados de acordo com as particularidades do caso. Portanto, o especialista em reprodução humana dará tanto orientação ao casal quando aos fatores imediatos que podem interferir na fertilidade, como estresse, consumo de álcool, sedentarismo, tabaco, obesidade e outros, como também conduzir exames que permitam identificar se a causa tem relação com fatores fisiológicos, hormonais ou genéticos.

Após todo esse suporte, o profissional ainda vai recomendar o método de reprodução mais apropriado ao caso. Atualmente são diversas técnicas que podem ser empregadas, mas as mais comuns incluem:

  • Coito programado: esta técnica consiste na realização de exames para identificar o período fértil da mulher, incentivando que a relação ocorra no dia que apresenta melhores chances de concepção. Pode ser usado um estímulo hormonal para elevar as chances de sucesso na tentativa;
  • Inseminação artificial: técnica pela qual os gametas masculinos são coletados e, após um estímulo da ovulação da paciente, o sêmen é inserido diretamente na cavidade uterina;
  • Fertilização in vitro: método de reprodução mais conhecido, a FIV consiste em uma fecundação em laboratório após a coleta tanto dos gametas femininos quanto masculinos. Para aumentar as chances por tentativa, a mulher passa por um estímulo hormonal para produzir uma quantidade adicional de óvulos no ciclo. O embrião fecundado em laboratório é implantado diretamente no útero.
Portanto, existem diversas técnicas de reprodução que podem ser indicadas pelo especialista em reprodução humana. Mas a recomendação de cada método depende das causas de infertilidade identificadas.

Quando procurar o especialista em reprodução humana?
Um casal saudável e em idade adequada tem cerca de 18% de chances de concepção a cada ciclo. Após 12 meses de tentativas, cerca de 85% conseguem engravidar. Essas chances diminuem com base em fatores diversos, como idade, estresse, saúde e outros.

Considerando isso, a recomendação é procurar um especialista em reprodução humana após 12 meses de tentativas sem uso de métodos contraceptivos. Em alguns casos com menores chances de engravidar, o casal pode procurar ajuda especializada após 6 meses de tentativas. Isso inclui situações como:

  • Mulheres com mais de 35 anos;
  • Mulheres com patologias no sistema reprodutivo, como síndrome dos ovários policísticos, endometriose e alterações na menstruação;
  • Após três ou mais quadros de abortos espontâneos.
Entre os fatores de infertilidade feminina destacam-se a endometriose, SOP, idade avançada, miomas uterinos, má formação uterina, obstrução das trompas, problemas na tireoide, baixa reserva ovariana e outros. Já entre os fatores de infertilidade masculina destacam-se condições como varicocele, criptorquidia, fragmentação do DNA espermático, traumas, exposição a agentes tóxicos, hábitos de vida e outros. Independente da causa da infertilidade, a consulta com o especialista em reprodução humana é fundamental para identificá-la e iniciar o tratamento com o método mais adequado ao caso.


domingo, 7 de junho de 2020

Leite Condensado Diet Caseiro

Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de margarina sem sal
- 2 ou 3 xícaras (chá) de leite em pó
- Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Em um liquidificador, coloque a água morna, a margarina, o leite em pó e bate por 4 minutos, acrescente o adoçante a gosto e bate mais 1 minuto.

Coloque o leite condensado diet caseiro em um recipiente com tampa hermetifica dentro da geladeira, como não tem conservante use no máximo até 1 semana.

Dica:
Depois que o leite condensado esfriar vai ficar mais consistente, caso isso acontecer é só acrescentar um pouco de leite e misturar bem que ele volta a ficar cremoso novamente.

O leite condensado diet caseiro é um substituto do leite condensado tradicional, você pode fazer sobremesas como: pudim, brigadeiro, mouse, pavê e etc...

Rendimento: 300ml
Aproximadamente 1 lata de leite condensado tradicional

31/10/2019