sexta-feira, 22 de maio de 2020

Tratamento para o melasma

Quem não gosta de curtir uma praia no verão, não é mesmo? Esta época é uma das mais convidativas para os passeios ao ar livre com a família, os amigos e até mesmo com a própria companhia. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a exposição ao sol não prejudique a saúde da pele, estimulando o surgimento do melasma.
O melasma acontece quando aparecem manchas com um tom amarronzado na pele. Essas manchas são simétricas e não costumam provocar coceira ou feridas. Apesar de ser uma condição benigna, o melasma pode impactar diretamente na autoestima do paciente. Confira a seguir quais são os principais tratamentos disponíveis para a condição.

Como tratar o melasma?
Em primeiro lugar é importante ressaltar que a decisão sobre qual tratamento é o mais indicado para seu caso deve ser tomada por um dermatologista. Isso porque é preciso avaliar uma série de fatores antes de prescrever um tratamento para a pele. Portanto, nada de escolher por conta própria ou por indicação de conhecidos, ok?Tendo isso em mente, o paciente com melasma pode ser submetido a vários tratamentos. Saiba mais sobre os 4 principais tratamentos disponíveis atualmente:

1. Peeling químico
O peeling químico é um procedimento que promove a descamação da pele por meio da combinação dos ácidos hialurônico, glicólico, retinoico, salicílico e fenol. A aplicação deste produto faz com que a pele renove a estrutura decidual, proporcionando a redução das manchas escuras do melasma e das rugas finas. Além de melhorar as manchas características da condição, a utilização do peeling químico oferece mais firmeza para a pele devido à estimulação da produção natural do colágeno.

2. Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que tem por objetivo estimular a produção de colágeno no rosto por meio da circulação sanguínea. Para isso, o dermatologista perfura a pele do rosto do paciente com microagulhas para que a circulação do sangue seja estimulada. Outros benefícios do microagulhamento é a possibilidade de reduzir as rugas, flacidez e demais manchas no rosto.

3. Cremes
Este é o tratamento mais comum e menos invasivo disponível no mercado dermatológico. O creme é composto por hidroquinona, produto conhecido pelo seu poder clareador. O tratamento feito com esses cremes agem diretamente no melanócito, cuja disfunção é responsável pelo surgimento do melasma. Vale a pena destacar que se trata de um procedimento com resultados a longo prazo. Sendo assim, a pessoa que deseja obter os efeitos com mais agilidade deve conversar com o dermatologista a respeito do método que poderá cuidar das manchas em um espaço de tempo menor.

4. Laser
O tratamento a laser é feito por meio da liberação de ondas de calor na pele do paciente durante sessões semanais, sendo que a quantidade dependerá da gravidade do caso. Dessa forma, a melanina produzida em excesso é destruída. O laser é recomendado somente para os casos mais graves nos quais outros métodos não foram efetivos. O tratamento do melasma pode atuar tanto na melhora das manchas escuras quanto na beleza da pele, proporcionando mais autoestima para o paciente. Para prolongar os efeitos do tratamento, é fundamental utilizar filtro solar com alto fator de proteção e evitar exposição solar excessiva entre 10hs e 16hs.
Para mais informação acesse o site: https://drdanielstellin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!