terça-feira, 19 de maio de 2020

Qual é o melhor tratamento para melasma?

A maioria das pessoas que têm manchas no rosto fica bastante incomoda com a situação. Isso porque apesar de a condição ser benigna, o impacto psicológico pode ser o suficiente para a pessoa recorrer a tratamentos para melasma.

O melasma se caracteriza por uma disfunção dos melanócitos, células que produzem a melanina que, por sua vez, é responsável pela pigmentação da pele. Portanto, as manchas na pele surgem por conta da produção exagerada de melanócitos. Confira neste artigo qual é o melhor tratamento para melasma e o que cada um faz na pele.

Como escolher o tratamento ideal para o melasma?
Antes de mais nada, é fundamental ressaltar que o tratamento para o melasma pode diferenciar dependendo do caso. O dermatologista avaliará questões como a gravidade e extensão das manchas, bem como o histórico médico do paciente, para determinar qual abordagem trará o melhor resultado.


Por esse motivo, é errôneo afirmar que um ou outro tratamento é o ideal para você. Para saber qual técnica é a mais indicada, é necessário se consultar com um dermatologista de confiança que seja membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Tendo isso mente, é possível citar 4 tratamentos para melasma. Saiba mais sobre eles a seguir:

1. Laser
O laser é o primeiro da lista, porém o último a ser considerado pelo dermatologista. Isso porque o tratamento é bastante agressivo, portanto, só é indicado nos casos mais graves que não demonstram resultados satisfatórios com as outras metodologias. Basicamente, o laser vai liberar ondas de calor na pele. Esse efeito ajudará a destruir o pigmento das melaninas em excesso, reduzindo as manchas amarronzadas, que são características da condição.

2. Peeling químico
O peeling químico é um procedimento que pode ser feito tanto na camada superficial da pele quanto na profunda. Quem determinará o tipo mais indicado para cada caso é o dermatologista. Resumidamente, o peeling químico faz uma descamação da pele, provendo a renovação celular e diminuindo as manchas do melasma.

3. Microagulhamento

No microagulhamento o objetivo é estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, a produção de colágeno — que é essencial para a elasticidade da pele. As perfurações feitas durante o procedimento se fecham em poucos minutos e não deixam marcas na camada superficial da pele.

4. Cremes
Esta é a abordagem de menor complexidade, porém é a que mais demora para demonstrar os resultados. Neste caso, são usados cremes à base de hidroquinona para clarear as manchas. Isso é possível porque a hidroquinona possui um princípio ativo clareador. Para melhorar os resultados, é comum o dermatologista trocar a substância utilizada com o creme. Outros ácidos que podem ser utilizados neste tratamento são o glicólico, azeláico e retinoico, por exemplo.

Quando procurar um dermatologista?
É indicado se consultar com um dermatologista quando a pele apresentar manchas em tom escuro ou acastanhado no lábio superior, maçãs do rosto, nariz, testa, entre outras regiões da face. Em alguns casos, os mesmos sinais podem ser notados no colo, pescoço e nos braços. O tratamento para melasma deve ser acompanhado da utilização frequente e correta do protetor solar. O ideal é optar pelos filtros solares de alta proteção para garantir mais segurança para a pele.
Para mais informação acesse o site: https://drdanielstellin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!