quinta-feira, 29 de maio de 2014

Benefícios da salsinha na saúde

A salsa ou salsinha é uma planta herbácea e aromática e seu cultivo se estende por todo ano, ela pode ser cultivada facilmente em uma área pequena, o importante é ser em local bem iluminado com luz solar por aproximadamente 6 horas, ao plantá-la usa-se as sementes e o plantio pode ser em qualquer época, mas evita os dias com muito calor ou muito frio, a erva demora aproximadamente 1 mês para germinar e pode ser regada com freqüência em solo drenado, mas evite encharcá-la para não obter fungos.

A salsa é um tempero utilizado na culinária para acrescentar mais sabores aos pratos como, sopas, carnes, peixes, saladas e tortas, porém estas folhas são mais que um simples coadjuvante nas receitas, A salsinha é rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o nosso organismo. Ela é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, Vitamina C, vitamina D, cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

A salsa como benefício à saúde pode ser utilizada em forma de chás para prevenir e aliviar certos tipos de doenças. Deve ser preparada em infusão para não perder as propriedades, não ferva as folhas. Usa-se um punhado de folhas que caiba na palma de sua mão em formato de concha em uma xícara (chá) de água. É importante beber três xícaras por dia, não é indicado ultrapassar esta quantidade. Caso você não obter nenhum efeito diurético, será inútil o aumento da dosagem, pois o chá em excesso pode causar uma irritação nos rins, como este chá é diurético conseqüentemente irá eliminar excesso de toxinas do organismo através da urina, também pode ser usado o sumo extraído das folhas de salsa como repelente natural contra picadas de insetos, basta usarem um punhado de folhas frescas e esfregá-las nas partes descobertas do corpo como os braços e pernas.

O óleo extraído da salsa tem um principio ativo conhecido como apiol, ele tem propriedade estimulante menstrual, por isso, mulheres grávidas não devem fazer uso do chá para não prejudicar a formação do feto, também estimula a atividade dos rins, devido à dilatação dos seus vasos, também e um estimulante no processo digestivo, isso também ocorre no caso do menstruo.

Saiba algumas propriedades da salsa na saúde:

  1. É uma auxiliar no combate a digestão.
  2. É um excelente antiinflamatório.
  3. Alivia a formação de gases intestinais expulsando-os, pois a erva age como antiflatulente e carminativo. 
  4. Ajuda no controle da pressão arterial.
  5. Por ser diurética, ajuda eliminar a retenção de líquido no organismo e evita a formação de pedras nos rins.
  6. Abranda o mau hálito.
  7. Por ter propriedades antioxidantes previne o envelhecimento precoce das células. 
  8. Ajuda a combater problemas cutâneos, como eliminar espinhas e oleosidade da pele, fortalece os cabelos e unhas. 
  9. Alivia a tensão pré-menstrual, melhorando o ciclo menstrual. 
O consumo dessas folhas auxilia no controle de várias enfermidades, sobretudo contra o inchaço hidrópico (hidropisia) nas pernas (com acumulação excessiva de líquidos) na cavidade abdominal e torácica, e no pericárdio (membrana que circunda a parte externa do coração), como conseqüência de fraqueza cardíaca e de alterações no metabolismo, ainda como deficiência da função renal quando não se apresenta processo inflamatório agudo. 
Lembre-se nada substitui a palavra de um especialista, consulte sempre seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!