quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cuidados básicos na hora de praticar a natação

A maioria dos esportes existe alguns contratempos. Na natação não poderia ser diferente. Algumas pessoas reclamam de ardência no nariz, ouvidos tapados e olhos irritados. Esses fatores contribuem bastante no incômodo que a água acarreta, mas existem alguns cuidados que podemos seguir.

Cuidados com os ouvidos
O que mais incomoda quando se pratica a natação é a água entrar no ouvido, muitas vezes é complicado retirá-la. Quem não tem problema de audição ou se não estar a incomodar não precisa se preocupar que a água vai sair ou mesmo evaporar é só ter um pouco de paciência. Agora, se insistir em permanecer dentro do ouvido é necessário a procura de um otorrinolaringologista. (médico que trata problemas no ouvido).
Outra opção que é muito usada é o tampão de ouvido que impede a penetração da água. O objeto pode ser encontrado em quaisquer lojas de esporte.

Cuidados com as inflamações (Otite)
Um dos fatores mais perigosos quando se pratica a natação é à entrada de água pelo nariz. A água percorre um caminho que pode chegar até o ouvido médio causando uma inflamação forte que se denomina otite. É uma doença seria que precisa ser tratada, porque se complicar corre um sério risco de prejudicar a audição.
Portanto é importante seguir algumas dicas para evitar a entrada de água pelo nariz ou no ouvido.

  • Quando for pular na piscina evita pular de pé, prefira pular de cabeça, mas certifique-se se o local é fundo para não se machucar (cuidado ao mergulhar). 
  • Caso não tiver habilidade em mergulhos, então desça pela escadinha ou entre sem pular na água. 
  • A água na maioria das vezes entra no ouvido e para retirá-la pingue duas gotinhas de álcool no local, além de ser anticéptico ajuda a evaporar a água, mas evite usar em excesso. 
  • O nariz também deve receber cuidados especiais, para isso utilize soro fisiológico para limpá-lo. 
Cuidados com os olhos
Os produtos químicos que são colocados na limpeza da água de piscinas podem irritar os olhos, muitas vezes causando uma conjuntivite alérgica, ou mesmos em outros casos mais graves podem pegar outros tipos de conjuntivite como as bacterianas e as virais. Se isso vier a acontecer procura um médico com urgência.
A única prevenção para esse caso são os óculos de mergulho, que são utilizados na maioria das pessoas que praticam a natação e são encontrados em lojas de artigos esportivos.

Quando for praticar esporte é importante seguir a risca todos os conselhos do treinador, assim você evita alguns contratempos de praticar a natação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!