segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Onicofagia: Hábito de roer as unhas

Roer unhas não é só um tipo de mania. Pode estar refletindo um tipo de transtorno psicológico que uma pessoa tem, deve ser tratado como uma doença e precisa procurar ajuda o mais rápido possível. Roer unhas pode causar alguns tipos de infecções e outros danos à saúde, os dedos podem levar até a boca, germes, vírus, fungos e bactérias, mas também podem ocorrer os desgastes nos esmaltes dos dentes, fragilizando-os em relação às cáries e outros tipos de doença bucal.

Esse hábito de roer as unhas pode acabar com a beleza das unhas e das mãos, isso é mais grave do que se imagina. É um ato compulsivo que se manifesta quando o individuo se encontra em situação de nervosismo, estresse, tédio, insegurança e timidez, sendo que até a falta de controlar seus próprios impulsos, isso pode ser considerado um tipo de doença mental.

O hábito de roer unhas é chamada de onicofagia, na maioria das vezes passa despercebido pela pessoa, pois essa mania alivia bastante os níveis de ansiedade, eles mordem as unhas até chegar a se machucar e sangrar. O tratamento é realizado por meio de terapia comportamental, assim o médico deve mostrar ao paciente que roer as unhas não é normal e podem acontecer lesões e se machucar. 


A sua obrigação é fazer o paciente ver o que está acontecendo, já que a vontade de roer as unhas é involuntária pode ser desencadeado por excesso da ansiedade ou algum problema que possa estar acarretando essa mania. Em alguns casos é necessário fazer o paciente tomar algum tipo de medicamento como os antidepressivos e antipsicóticos para diminuir a ansiedade ou até uma substância com gosto ruim que deve ser passado nas unhas para diminuir a vontade de roer-las e fazer o individuo largar esse hábito.

Procura um médico para tratar desta doença, às vezes acaba sendo mais do que um simples fato de roer unhas. Mas sim, um sofrimento maior de ter os dedos machucados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!