sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O que é a ritidoplastia?

Conhecida também como lifting facial ou face lifting, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar sinais visíveis de envelhecimento que acometem a região do rosto e pescoço. A ritidoplastia destaca-se como um dos procedimentos estéticos mais populares no País. Embora este seja um método capaz de proporcionar uma aparência mais jovem ao paciente, é importante que o indivíduo tenha conhecimento de que não se trata de um procedimento permanente, e tampouco preventivo.

Como funciona a ritidoplastia?
Para alcançar o resultado de uma aparência mais jovem, a ritidoplastia atua em áreas específicas da face e do pescoço, melhorando sinais de envelhecimento como:

  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura em áreas como queixo e mandíbula;
  • Flacidez no terço médio da face;
  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores ou ao longo do nariz, se estendendo ao canto da boca;
  • Gordura que tenha sido deslocada ou baixado;
  • Perda de tônus muscular na face interior, o que pode ocasionar a papada.
A forma que o procedimento será realizado depende diretamente do grau de melhoria desejado pelo paciente, variando entre o lifting tradicional, o lifting com incisão limitada ou lifting do pescoço.

Comumente realizado, o lifting tradicional geralmente é feito com uma incisão que tem início no couro cabelo na região temporal, que continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo do paciente. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento do pescoço. 


Por meio destas incisões, o tecido subjacente é reposicionado e os músculos da face são elevados. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, dependendo do objetivo do paciente. A cirurgia é realizada por meio de anestesia intravenosa ou geral, e pode levar em média até duas horas para ser concluída.

É possível associar a ritidoplastia com outros procedimentos, garantindo um melhor resultado, tais como:

  • Implantes faciais;
  • Técnicas de peeling, dermoabrasão ou laser, com objetivo de melhorar a textura e tonalidade da pele;
  • Aumento do tecido mole para remodelar a estrutura da face;
  • Redução de rugas por preenchimento.
Vale lembrar que é fundamental dialogar com o cirurgião plástico de sua escolha a fim de verificar a necessidade e a possibilidade de alinhar as expectativas e ver a possibilidade de realizar outros procedimentos junto da ritidoplastia, caso sejam necessários.

Resultados
Os resultados da ritidoplastia ficam visíveis assim que o inchaço da pele e os hematomas apresentados diminuírem, permitindo que o paciente reconquiste sua autoestima e tenha uma aparência mais jovem.

É importante lembrar novamente que os resultados não são permanentes, mas podem durar entre 5 a 10 anos — o que pode variar de acordo com as condições físicas e histórico médico do paciente, além dos cuidados que ele toma com sua pele.

A ritidoplastia é indicada para quem?
O face lifting é indicado tanto para homens quanto para mulheres que tenham idade igual ou superior a 40 anos, e que apresentam sinais de envelhecimento na pele — entre os quais podemos destacar a presença de rugas, excesso de pele e mau posicionamento das estruturas faciais.

Assim como grande parte dos procedimentos cirúrgicos, a ritidoplastia também é um procedimento totalmente individualizado, em que serão consideradas as características físicas do paciente para o rejuvenescimento seja feito com harmonia.

Leia mais sobre Ritidplastia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!