quarta-feira, 29 de maio de 2019

Quando uma lipoaspiração é indicada?

A procura pelo corpo saudável e curvilíneo leva milhares de pessoas a praticarem exercícios. Quando combinado a uma alimentação regrada e livre de frituras e gorduras saturadas, tais medidas apresentam bons resultados. Entretanto, algumas regiões acumulam gordura e são locais em que perder essa concentração não é fácil, e é justamente nessa hora que entra a lipoaspiração.

O procedimento cirúrgico de lipoaspiração tem como função quebrar essa barreira de gordura e aspirá-la para fora do corpo, tornando a região mais enxuta e livre dos “pneuzinhos” tão incômodos para muitos.

Por mais que o procedimento aparente ser a solução para os pacientes que têm alta concentração de gordura e não a eliminam com exercícios, é necessário verificar junto ao cirurgião plástico quando uma lipoaspiração é indicada.

Quando esse procedimento é indicado?

  • Para que um paciente tenha a indicação para uma lipoaspiração ele precisa se enquadrar nas seguintes condições:
  • Estar próximo ao peso ideal, sendo medido pelo Índice de Massa Corpórea (IMC);
  • Ter a pele firme com bom tônus muscular;
  • Não ter doenças pré-existentes que impactem diretamente a recuperação/processo de cicatrização;
  • Não fumar ou ingerir álcool;
  • Estar saudável para ser submetido a uma anestesia;
O cirurgião plástico, identificando nessa primeira etapa a possibilidade de o paciente submeter-se a uma lipoaspiração, dará início ao segundo passo, que é eliminar fatores de risco por meio de exames diagnósticos.

Eliminado potenciais fatores de risco, o paciente pode realizar a sonhada lipoaspiração. É nessa hora que o cirurgião explicará todas as peculiaridades do procedimento e vai tirar todas as dúvidas acerca da cirurgia.

Mitos e verdades da lipoaspiração
Muitos pacientes acreditam que vão emagrecer após a lipoaspiração, entretanto, isso não acontece. É aconselhado ao paciente que ele perca peso antes da cirurgia para que o médico-cirurgião possa retirar a gordura excedente. Existe um limite de gordura a ser retirado, não podendo ser superior a 7%, com base no peso corporal do paciente.

Usando como exemplo um paciente com 70 quilos, a lipoaspiração pode remover até 4,9 kg de gordura excedente, sendo essa a quantidade máxima a ser retirada do corpo do mesmo durante a cirurgia de lipoaspiração. É muito comum que o cirurgião não realize a cirurgia em diversos pontos do corpo em um mesmo procedimento.

Por isso é importante uma conversa esclarecedora entre o médico e o paciente, para que fique definido o protocolo a ser seguido e provisionar os resultados no corpo do paciente.

Quem pode fazer a cirurgia de lipoaspiração?
Devido à popularidade do procedimento, muitas clínicas ofertam a lipoaspiração como tratamento estético. Entretanto, a cirurgia só pode ser realizada por um médico-cirurgião com formação em cirurgia plástica com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Assim como qualquer cirurgia plástica, a lipoaspiração incide em riscos à saúde do paciente e deve ser feita em ambiente hospitalar, em um centro cirúrgico equipado e por um profissional apto a tal metodologia.

Assim como a lipoaspiração tornou-se uma das cirurgias de maior procura no país, ela é ainda a que mais pode trazer riscos à vida do paciente, sendo que já foram relatados vários casos de morte após o procedimento. Por isso deve ser realizada por um médico devidamente certificado a fazer o procedimento.

Para mais informações sobre lipoaspiração acesse o site: https://pellarin.com.br/especialidades/lipoaspiracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!