segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cronograma Capilar como você deve proceder com o tratamento

O cronograma capilar é um tratamento que irá devolver a vida aos seus cabelos. Por isso, é recomendado para os fios que tenha passado por produtos químicos como: alisamento, permanente, tintura, descoloração e decapagem. Também é importante ser feito em cabelos sem químicas para manter os fios saudáveis, fortes, brilhantes e com mais vida. É um procedimento fácil de ser realizado, mas é necessário ter em mãos três tipos de máscaras capilares para que o efeito seja o melhor possível, mas é necessário você saber diferenciar o que é hidratação, nutrição e reconstrução. Para realizar o cronograma capilar é necessário ter perseverança e não desistir no caminho do procedimento.

As etapas para se fazer o tratamento são: Hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso, é necessário adquirir três tipos de mascaras capilares e para isso, é preciso entender do que se tratam todos os cremes. Lembre-se o cronograma capilar deve ser seguido a risco e durar aproximadamente 1 mês esse ciclo de hidratações.

1º passo: Hidratação
A hidratação nada mais é que repor água perdida nos fios. Por isso, é necessário de um produto que gera hidratação.
Exemplo: máscaras capilares que tenha em sua formulação o cupuaçu, chocolate, semi de Lino, aloe e vera, quiabo e extrato de algas. São ativos que retém a água e chamamos de reposição hídrica.

2º passo: Nutrição
A máscara de nutrição é para repor os nutrientes que foram perdidos nos fios. Com a hidratação, o cabelo já esta com a reposição lipídica em dia. Agora entra a etapa que vai impedir que a água seja perdida por vários fatores como: vento, calor e cutículas abertas fazendo com que a nutrição retenha a água por mais tempo. Por isso, é importante que a máscara capilar tenha em sua formulação óleos e lipídeos. Essa etapa do tratamento age diretamente nas escamas (cutículas dos fios) repondo e construindo uma barreira natural que impede que os interiores dos fios percam a água. Quando o cabelo perde sua água ele logicamente ficará desidratado, ressecado e danificado. Por isso, é necessário construir uma barreira para impedir que isso ocorra.
Exemplo: máscaras capilares que tenham em sua formulação os ativos como: ceramidas, vitaminas B5/panthenol, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, semente de uva, semente de girassol, óleo de baleia e tutano.

3º passo: Reconstrução
Essa é a etapa final a mais importante, porém a mais perigosa se não for seguida corretamente. Porque esse procedimento terá que usar a queratina e quando é utilizada em excesso pode acabar ressecando os fios e por essa razão, eles podem se partir, então use com cautela. A reconstrução nada mais é que reposição de proteínas nos fios. É esse procedimento que devolvemos a força para os cabelos. Mas é importante afirmar que não é só de queratina vive os fios, você também pode usar para reconstruí-los os aminoácidos que são as proteínas.
Exemplo: lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina e colágeno.

Como realizar o cronograma capilar?

Depois de você ter entendido um pouco mais sobre hidratação, nutrição e reconstrução, agora é a hora de fazer o tratamento corretamente para que os fios fiquem mais saudáveis.
É necessário que seja realizado uma rotina de 3 lavagens e 3 tratamentos seguindo a ordem preestabelecidas de uma semana e que vai durar um clico de 1 mês. (domingo a sábado)

1º dia (domingo) – Deve-se fazer um banho de creme utilizando produtos hidratantes.
2º dia (quarta-feira) – Deve-se fazer um banho de creme utilizando produtos nutritivos.
3º dia (sábado) – Deve-se utilizar de produtos reconstrutores.

É necessário que ocorra um ciclo que deve ser feito sempre em 3 em 3 dias até sentir que seus fios voltaram a ter maciez, balanço, brilho e vida. Caso sentir que os cabelos estão muito hidratados de uma pausa e volta a fazer o cronograma dessa forma seus fios sempre estarão impecáveis.
Obs.: Retomando a hidratação que começará na terça-feira sempre intercalando 3 dias para não sobrecarregar os fios.


2 comentários:

  1. Eu posso escovar e prancha os cabelos após os tratamentos ou e melhor não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluana Castro,
      Você até pode fazer escova e prancha, mas se deseja ter cabelos mais saudáveis o recomendado é deixá-lo secar naturalmente. Tenta evitar ao máximo não usá-los, desta forma você recupera os fios mais rapidamente. Quando sentir os fios fortes e saudáveis volta a rotina normalmente.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!