terça-feira, 17 de maio de 2011

Cuidados que devemos ter durante o inverno para prevenir a gripe

Normalmente uma gripe dura em media 3 a 4 dias, mas para a recuperação é necessário ingerir bastante líquido e vitamina C, seja através de frutas e legumes ou na forma industrializada. Nada de se automedicar, pois poderá agravar uma simples gripe e transformá-la em uma doença mais seria.

A vitamina C o contrário de outras vitaminas, o excesso dela não causa nenhum dano a saúde, pois o organismo pega o que necessita e elimina o restante, evitando assim a hipervitaminose que é uma doença que surge devido o consumo excessivo de certas vitaminas. Importante dizer: caso a gripe tenha uma duração maior do que 4 dias e tiver secreções com cores esverdeada ou amarelada é necessário uma consulta de um especialista para que ele diagnostique a doença e possa prescrever os remédios certos para o tipo de doença antes que ela se agrave e evolua para outras doenças como a pneumonia.

No inverno os cuidados devem ser redobrados. Por isso, evite sair com os cabelos molhados ou sem agasalho. Proteja-se. Antes de utilizar roupas que estavam muito tempo guardado é indispensável colocá-las ao sol para eliminar os ácaros e fungos que são uns dos responsáveis pelos vírus da gripe e entre outras doenças respiratórias.

Praticar exercícios ao ar livre e manter uma alimentação saudável também é importante para manter o organismo mais resistente as doenças de inverno. Evite ficar em ambientes fechados e perto de quem fuma, a fumaça do cigarro é um veneno não somente para quem tem alergias. Abra a sua casa pelo menos na parte da manhã para que o sol entre pelas janelas e para renovar o ar e manter a circulação. 


Fazer uma higiene da casa também é essencial. Em caso de pessoas alérgicas, o recomendado é usar o aspirador de pó para a limpeza e passar um pano molhado. E nos móveis usar um pano úmido. Evite usar a vassoura, pois assim a poeira não se alastra pelo ambiente. No quarto é preciso estar seco e arejado. De preferência deve ter poucos móveis e utensílios como tapete, carpetes, móveis estofados e bichos de pelúcia que ajudam a acumular poeira. Evite ficar em ambientes fechados onde tenha uma grande concentração de pessoas. Evitar os lugares com cheiros fortes e que esteja com cheiro de mofo.

Estas dicas podem evitar o aparecimento de alergias, gripes, resfriados, asma, entre outras doenças de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!