quarta-feira, 25 de março de 2015

Porque eu parei de usar Henê nos meus cabelos

Existe uma ditadura da beleza que coloca você entre o dilema dos fios naturalmente cacheados versus fios quimicamente tratados e isso acaba levando pessoas em redes sociais discutirem de forma “pesada” em relação se elas devem aceitar ou não a própria natureza ou renegá-la, mas nós esquecemos que cada pessoa tem seu livre arbítrio nas suas decisões e não é necessário ter que apontar os dedos e dizer que tal coisa é errada e cabe somente a pessoa se decidir e não obrigá-la a aceitar a forma que você pensa ser a correta. Você pode até “quebrar a cara” com seus erros, mas é errando que se aprende. Chega de discurso e vamos o porquê resolvi largar o henê... 
Antes de continuar a ler esse post, eu quero dizer que vou testar o henê novamente para poder tirar essa má impressão, eu usei em 2012 e logo após comecei a transição. Hoje com os fios naturais e saudáveis quero ver como meu cabelo vai reagi, não é uma volta definitiva, mas é importante saber se realmente eu que provoquei os danos nos fios. Eu pretendo preparar o "Diario da Henezada" onde eu vou relatar todo o processo desde a 1ª aplicação até o liso. Vai ser publicado no meu canal do youtube https://www.youtube.com/user/lucianarf7l/videos a partir de 11 de Abril de 2016.
... Cada pessoa sabe o que é melhor para si e caso uma coisa está te causando um problema é melhor cortá-lo pela raiz. Nesse depoimento eu não abomino o henê sobre os problemas que me causou “talvez no ponto de vista de algumas usuárias de henê eu não soube usar de maneira certa”. Em relação a isso penso que cuidei bem dos meus cabelos, talvez a química não fosse a mais apropriada para os meus cabelos, vai saber neh!

Ao longo da minha vida, já passei por vários tratamentos dos fios, respeitando os 6 meses de pausa para trocá-las precisando cortar os cabelos deixando-os totalmente natural. As químicas usadas foram desde o tioglicolato de amônia, guanidina, hidróxido de sódio e por fim o henê. Não vou comentar sobre as outras químicas, pois o foco aqui é o henê. Então vamos ao fato:

Sem titubear eu não questiono que o henê em aspecto visual é a melhor química que eu já usei nos fios, a aparência é de cabelos naturalmente lisos, com brilho e balanço, porém em se tratando de saúde dos meus fios eu tenho minhas dúvidas, como pessoalmente não conheço ninguém que o utiliza para confrontar, não posso afirmar se realmente é com todos os cabelos. No meu caso o cabelo era bastante frágil, não tinha a elasticidade que normalmente tinha os meus fios. Na época do henê sempre fazia o cronograma capilar coisa que não fazia quando usava as outras químicas e os cabelos eram fortes, talvez apareça alguém dizendo: se seu cabelo era tão bom, então porque não continuou a usar as outras químicas? Eu pensei se meu cabelo ficava bom com outra química com henê, então eu vou arrasar com as minhas madeixas preta, brilhantes e com balanço, mas não foi exatamente isso que aconteceu.

Sei que vou causar discordância com este post, mas é preciso dizer que ninguém sabe como cada pessoa cuida de seus cabelos, às vezes me questiono se fui eu que errei, não tenho como saber.
Essas frases são o que normalmente escutamos se estamos com quebra e queda:
  • É porque não souberam usar o henê;
  • Que não cuidamos bem do nosso cabelo;
  • Que fazíamos misturas com henê;
  • Que era por falta de hidratação;
  • Que é por excesso de hidratação;
  • Que é por excesso de queratina;
  • Que não retirava bem o henê do couro cabeludo;
  • Que é preciso usar tônico antiqueda para fortalecer a raiz;
  • Que usou henê muitas vezes no comprimento e não protegeu as pontas;
  • Que não respeitou o tempo descrito na embalagem do produto;
  • Que seu corpo está com deficiência de vitaminas;
Eu posso enumerar várias outras coisas que eu já li por ai, mas como saber o que enquadra ao meu problema, então como vou saber o que realmente está certo?

A meu ver o henê acelera essa perda de fios, não sei ao certo, mas o resíduo do produto pode acabar acumulando no bulbo capilar, mesmo fazendo uma boa higienização do couro cabeludo fica um pouco de resíduo e isso pode enfraquecê-lo e conseqüentemente a uma queda, isso também acontece com resíduo de condicionador e em cabelos muitos oleosos que faz cair mais que o normal. Quando eu usava outras químicas nunca fiz uso de tônicos para queda ou fortalecimento, nunca tomei nenhum tipo de vitamina (pill food, imecap hair, biotina) e nunca tive problema com queda tão severa como essa que me levou a ter falhas no couro cabeludo. Eu sempre cuidei bem de meu cabelo e quando penso que a culpa é minha e não da química eu fico sem saber onde foi que eu errei?

A meu ver o henê enfraquece os folículos pilosos e consequentemente causa a queda, não é possível um cabelo ir diminuindo o volume tão rápido em 1 ano porque já se nota a diferença. Eu prefiro um cabelo com a aparência não tão bonito, mas saudável e poder fazer o que eu quiser sem medo de ver um cabelo fraco, minguado aparentemente lindo, mas com quedas e quebras. Eu usei henê aproximadamente por 1 ano e foi um grande estrago. Começou com uma queda que nunca tinha me acontecido ai bate a dúvida será que o henê causa esta queda? Antes do henê meu cabelo era muito bem cuidado, mas me cansei de ter que ir a salão relaxar a raiz e fui me aventurar em outra química.

O cabelo crespo para ter um caimento legal sem armar é necessário que o formato do corte seja repicado e se joga na umectação para mantê-los sempre hidratados.
Preserve o seu cabelo!

Hoje é dia 29 de Outubro de 2015 com cabelo recuperado sem queda e quebra:


Hora do desabafo:
Eu vejo algumas meninas reclamando de queda capilar.
As fotos são de assustar com a quantidade de fios.
Elas pedem opiniões e as outras dizem que é normal.
Desculpe em dizer você vai saber se é normal ou não quando começar a aparecer falhas no couro cabeludo.
Queda de cabelo em excesso não é e nunca vai ser normal.
Talvez muitas delas não percebam porque tem muito cabelo, mas aquelas que têm pouco cabelo vão notar o estrago da queda muito mais rápido.

O bulbo capilar tem tempo de vida um dia esse mesmo bulbo capilar vai parar de produzir fios e se isso acontecer é somente um implante que resolverá o problema.

Não é porque existe uma “idolatria” com tal química que não podem aceitar que ela causa queda. Algumas podem ter um bulbo capilar mais resistente e aguentar a tal química sem causar danos aos cabelos, mas os cabelos tem estruturas diferentes isso ninguém pode negar. O henê forma uma película sobre os fios e isso faz com que os fios fiquem mais pesados, se sua raiz for fraca pode acontecer dela não aguentar o peso do fio e se desprender do couro cabeludo. Por isso, fortaleça sua raiz para aguentar o novo peso dos seus fios.



Deixe-me explicar:
Os cabelos têm texturas diferentes.
Normalmente a pessoa que opta por usar henê tem os fios cacheados e querem um liso perfeito. Entretanto, não são todas que vão obter essa realidade do liso perfeito seco ao natural sem uso de truques como: touca nero, chapinha, secador, escova e coque. Eu usava coque para deixá-lo com movimento, porém sem ele o cabelo era esticado com liso artificial.

Vamos aos fatos:
Quem possui cabelo cacheado com raiz lisa, terá os cabelos com liso bonito. A pessoa vai usar bem menos química para domar a raiz (podendo ficar até 2 meses sem usá-lo) e conseqüentemente preservará a saúde dos fios. Porém, aquelas que têm a raízes extremamente cacheadas e difíceis de domar terão que passar henê 2 vezes na semana ou 15 dias no máximo correndo o risco da raiz ondular, então os fios se tornarão mais frágeis necessitando de muito mais cuidado. Às vezes a fibra capilar não suporta esse procedimento e se parte dependendo do tipo de fio (fino, médio e grosso), cabelos grossos e com raízes resistentes suportam bem mais, já os cabelos finos e raízes frágeis não agüentam o procedimento ocorrendo queda e quebra. Não será por falta de cuidado, mas sim a fibra capilar não suportar. Cabelo é igual uma corda com tempo ele não suporta e se parte principalmente fios mais frágeis, isso não tem haver com falta de cuidado, mas sim a genética da pessoa. Não adianta dizer que a pessoa não sabe lidar com henê, é preciso aceitar que henê não é para todos os tipos de cabelos como se imagina ser.

O Cabelo afro difícil de alisar vai sofrer muito mais que um cabelo ondulado, não tem o que questionar. O tratamento para recuperar a fibra de alguém que usa bem menos henê logicamente vai ser menos trabalhoso daquele cabelo que precisa usá-lo com mais freqüência a fibra vai ser mais danificada e para recuperá-lo dos danos são mais intensos. Então não prejulgue alguém que não se deu bem com a química. Quem nos dera se henê fosse igual a um creme de hidratação, porém ele não é.

Foto do dia que decidi eliminar o henê e foto atual


Leia essa postagem, assista o vídeo e entenda um pouco mais sobre queda de cabelo
Queda de cabelo - By terapeuta capilar Patricia Maciel

Atualizando...
Eu voltei a usar henê em Abril de 2016 e quero mostrar pra você o resultado de 1 ano usando henê.


Atualizando o post dia 08/09/2019:
Eu novamente parei de usar henê em Janeiro de 2019.
Cortei meu cabelo e hoje eu estou praticamente com os cabelos naturais. Essa foto é do meu cabelo atual.



O meu cabelo é bem pouco e infelizmente, eu não gostei dos fios completamente lisos. A minha intenção quando voltei a aplicar henê era somente soltar os cachos, mas não conseguir manter, quando alisou por completo me arrependi e decidi dar uma pausa, nesse período eu confesso que não cuidei tão bem quanto deveria e tive um pouco de quebra e queda, mas não igual a da primeira vez. Nesse período de pausa resolvi cortar e parar de usar henê. Se por aventura eu voltar a usar henê eu volto aqui para avisar...

Como prometido eu volto aqui nesse post dia 27/11/2020 para atualizar vocês

Desde de 2016 que eu não publico vídeo de cabelo. 
Eu recebo muitas perguntas sobre como está o cabelo? Se eu ainda uso henê? Então, eu decidi mostrar um pouco do crescimento dele, vídeo bem simples como todos os outros de cabelo. Após muito tempo alisando e sempre tendo que cortar por causa de quebras decidi fazer um #BigChop e venho mostrar como meus fios estão. Já se passaram 1 ano e 4 meses sem usar nenhum tipo de química e sem cortar.

65 comentários:

  1. Por favor Luh, preciso de ajuda. Também deixei de usar hene e meus cabelos estão caindo muito, alem da quebra. Com quanto tempo depois de deixar de usar hene sua queda e quebra parou? e quais foram os tratamentos que voce usou? Por favor me responda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra Helena.
      Depois que decidi parar com henê já com falhas no couro cabeludo, a decisão que eu tomei foi deixar meu cabelo crescer natural. Por isso, eu cortei chanel.

      Depois desse corte, o cabelo ainda continuou a quebrar e cair.
      A queda parou aproximadamente em 4 meses, já sentia fios novos nascendo, porem a quebra continuou, meu cabelo estava muito frágil, fiquei praticamente 1 anos (cortava de 2 em 2 meses) tirando as pontas para acabar de vez com o henê.

      Eu usei loção tricofort, tônico antiqueda da bio extratus, cápsula de óleo de linhaça e castanha da índia (a castanha da índia não é indicada para todo mundo peça orientação ao farmacêutico para não correr risco à saúde).

      Eu já ouvir falar muito bem da biotina, imecap hair e pill food, são vitaminas (uso oral), mas eu nunca usei, então não posso dizer se realmente funciona.
      Vou postar foto do meu cabelo como está hoje em dia para você ter uma noção. Hoje ele está 100% natural.

      Qualquer duvida é só perguntar.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
    2. Eu não costumo muito trocar mascara capilar e shampoo, eu uso shampoo de tutano e ceramidas da bio extratus e mascara capilar eu uso da marca miss anne, mas o que realmente fez a diferença na minha queda foi a castanha da índia. (comprimido de uso oral), porém a castanha da índia tem contra indicações.

      Excluir
    3. Muito obrigada por me ajudar,mas vou pedir pra tomar um pouco do seu tempo. Como voce disse lá em cima quem usou menos henê é melhor pra recuperar do que quem já usou muito, eu usei somente duas vezes, você acha que o tratamento será menos agressivo? E se voce não usasse a castanha da india, voce acha que teria caido ainda muito mais? Desculpa a curiosidade,mas ver seu cabelo caindo é muito complicado, a pessoa fica sem direção!

      Excluir
    4. Oi Alexandra Helena,
      Para recuperar um cabelo com excesso de química não é nada fácil.

      O henê vai depositando nos fios e para mantê-los saudáveis são necessários tratamentos. O cabelo crespo terá a fibra capilar mais agredida para ser alisada do que um cabelo ondulado que usará a química esporadicamente, mas como você só usou 2 vezes acho que será mais fácil reverter a queda.

      É importante saber do que seu cabelo precisa.
      Como está a saúde de seus cabelos?
      Os fios estão frágeis?
      Você está com queda ou quebra?

      Quando ocorre a queda capilar é preciso conferir se tem uma pontinha branca no começo do fio e isso é conseqüência de raiz fragilizada, ela está com alguma deficiência. (excesso de henê não é porque você só passou 2 vezes e não deu tempo de depositar resíduos.

      Agora a quebra pode ser por excesso de queratina ou a falta da mesma.
      Você costuma fazer hidratação, nutrição e reconstrução são importantes para a saúde dos fios.

      A castanha da índia age diretamente na circulação sanguínea e ela fez toda diferença para fortalecer o bulbo capilar. Com certeza se eu não tivesse usado a queda teria demorado mais para cessar.

      Eu usei somente uma caixinha com 60 comprimidos.
      Não é aconselhável fazer uso prolongado da castanha da índia.

      Qualquer dúvida pode perguntar.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Então Luh, não foi excesso de henê mesmo não, está sendo a falta dele, ja que eu parei de usar porque a experiencia não foi legal pros meus cabelos. Eu usei o hene duas vezes e logo logo meu cabelo começou a quebrar, não culpo o hene porque depois de ter passado eu lembrei que a quebra poderia ser porque meu cabelo estava fraquinho alem de ser bem fininho, então ele não suportou a química e quebrou. Porém depois dessas aplicações ele continuava a quebrando sem queda, só depois quase dois meses sem hene é que a falta dele fez meu cabelo cair mesmo, com os pontinhos brancos, a quebra continua, mas em menor número, já que eu cortei 3 dedos do comprimento. Do mesmo jeito minha amiga tá com esse problema depois de usar hene por quase dois anos ela decidiu parar e o cabelo também está caindo e quebrando. Vou tentar comprar a castanha da índia ou o pill food. So mais uma dúvida, voce acha que a queda melhorou com o tricofort? Obrigada,desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu cabelo também é bem fino e com pouca elasticidade.
      Quando eu comecei a usar henê no 10º dia de aplicação eu senti uma queda maior dos fios quando eu lavava-os, mas achei que seria pela troca de química, mas eu insisti por 1 ano até que decidi parar por causa da falha no couro cabeludo. O meu cabelo tinha 60 cm e toda vez que eu lavava-os a queda era tanta que se juntasse os fios eu os enrolava na palma da mão formava uma bola no tamanho de uma uva graúda.

      Eu usei somente três flaconetes do tricofort, somente uma caixinha da branca com laranja, vermelho, amarelo e verde.

      O tratamento é bem demorado e não tive muita paciência de esperar o resultado e desisti no meio do caminho. Eu não tenho uma opinião formada sobre a eficácia, mas parece que tem o tricofort da caixinha branca, azul e cinza que tem mais vitaminas para fortalecer o bulbo capilar, caso for escolher opte por esse.

      O meu desespero com a queda foi tanto que a unica coisa que eu queria era cortar a parte com química, eu ainda tenho uns 10 cm de henê nos fios e esses não quebram mais, mas são bem mais frágeis do que os cabelos naturais.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer no meu caso eu acredito que foi excesso de henê no couro cabeludo.
      Eu penso que a química obstruiu os folículos pilosos e enfraqueceu o bulbo capilar, sem oxigenação a raiz ficou fragilizada. Eu fazia a higienização do couro cabeludo com shampoo de limpeza profunda da soft hair ervas naturais. Usava 1 vez na semana somente no couro cabeludo e fazia massagem circular. Esse shampoo ajuda a estimular o crescimento pois desobstruiu os poros de resíduos deixando a raiz respirar. Ele é refrescante da um friozinho no couro cabeludo.

      Excluir
  3. Estou na 7°aplicação do hene e meu cabelo está com uma queda bem acentuada.Parei de usar e estou tratando com hidratações, reconstruções e nutricões.
    Meu cabelo está lindo mas, não quero ficar careca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula Santos,
      O primeiro a fazer é não desesperar.
      Dê uma pausa no henê até essa queda parar e vai tratando com tônicos e alimentação (consuma bastante vitaminas C, B, A, proteinas, muitas frutas, verduras e beba bastante água) eu como 1 folha de couve todos os dias (como se ela fosse uma fruta direto do pé sem temperar) tem feito bem demais para meus cabelos.
      Observa se seu cabelo está fraco sem elasticidade (se parte facilmente) caso tiver assim faça uso de queratina misturada a mascara capilar. Eu percebi que meu cabelo ficou mais forte depois que comecei a usar queratina constantemente.
      Eu uso a queratina da bio extratus. Coloque em uma cumbuca 2 colheres de mascara capilar e acrescente uma tampinha da queratina, lavo os cabelos com shampoo, tiro o excesso de água com uma toalha e aplico a mascara de mexa a mexa enluvando bem, deixo agir por 15 min e retiro com água e deixo secar naturalmente.
      Depois que comecei a fazer assim o meu cabelo está bem mais forte. Eu aplico 2 vezes na semana.
      Qualquer dúvida só perguntar.
      Volte sempre!

      Excluir
    2. O cabelo tratado com henê nao precisa de quertina, mais se optar por usr, apenas 1 vez ao mês; precisa apenas e umectaçao, oleos vegetais...ricino, côco, azeite de oliva...a queda se acentua devido ao desespero, quanto mais desespero, mas ele cai; o uso do tônico de alho da gota dourada dar uma melhora boa...

      Excluir
    3. Anônimo,
      Como não precisa de queratina?

      Claro que a fibra capilar precisa sim repor queratina ou outro componente como: arginina, creatina, não necessariamente a queratina, mas algum produto que fortaleça a fibra capilar, sem tratamento de reconstrução o cabelo tratado com henê vai ficar fragilizado.

      Obvio que tudo em excesso pode causar danos nos fios.
      O que a pessoa precisa saber é identificar o que o cabelo necessita para não sobrecarregá-lo.

      Se uma pessoa que lava os fios diariamente o tratamento vai ser diferente de quem lava uma ou duas vezes na semana.

      Aprenda a decifrar o que sua fibra capilar precisa no momento.

      Excluir
  4. Olá! Gostaria de agradecer o seu depoimento. Eu comecei à usar Hebe em junho de 2016 e foi maravilhoso. Sou professora e tenho cabelo afro, nunca na minha vida falaram que eu tinha cabelo lindo, e em novembro de 2016 duas alunas vieram pra mim e disseram: que cabelo lindo vc tem profe! Eu fique admirada! Tudo isso por conta do Henê.

    Mas como tudo tem um fim, em fevereiro deste ano de 2017, meu cabelo começou a cair em pedacinhos, parecia que estava sendo comido por formigas. Fazia cronograma, e pensei vai parar, vou trocar a ordem. Meu cabelo estava abaixo dos ombros como o seu. Nada aconteceu, minhas colegas falavam, nooossa tá caindo um monte de pedacinho pelo corredor, parece minhocas pretas. Eu ria mas era desesperador o quanto caia.
    Não parou até maio. Quando parei de usar o bendito. Voltei em junho mas ficou terrível, parecia que eu havia jogado terra nela, curto, com a raiz crespa e alta. Nem volume baixou.
    Essa idolatria do pessoa de Henê mal sabe que muitas usam tem cabelo liso e tal. Além do mais, muitas são pagas pela embeleze pra fazer propagandas. Eu desisti agora definitivamente. Henê mesmo meu cabelo send 4b c não deu pra mim. Sou mais progressiva e botox selagem. Nem nas minhas piores progressivas meu cabelo ficou pressiono, como ficou com o Henê. Literalmente comido. Opaco. Com cara de sujo. Sem brilho. Ponta porosa. Volumoso. Tudo de ruim. Desde meio de junho uso progressiva e apesar de estar curto, ele está sem volume e com aparência de mais saudável. Henê? Nao recomendo pra ninguém... talvez pras inimigas! Kkkk e só!

    Valeu pelo seu depoimento me identifiquei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karo,
      Eu agradeço a sua visita e o seu depoimento.
      Em abril de 2016 eu voltei a fazer o uso do henê pra saber o que aconteceu com o meu cabelo, se foi mal uso do henê ou se meu cabelo estava fragilizado e não suportou.
      Como eu fiquei 3 anos com os fios sem química, eu poderia fazer uma avaliação mais exata sobre o henê.
      Já estou a um ano usando o henê como manda na descrição ( fiz 2 aplicações semanais até conseguir o liso, hoje em dia aplico 1 vez ao mês e sempre fazendo hidratações para manter os fios saudáveis, queratina essa tenho usado sempre que sinto meus fios frágeis).
      Eu sempre uso os mesmos produtos capilares porque se algo acontecer eu sei que meus produtos não são os culpados.
      Hoje em dia meu cabelo está praticamente no mesmo tamanho quando comecei a aplicar o henê (abaixo do sutiã) e até o momento ele está saudável sem quebra e queda. Eu vou continuar usando e vou postar aqui o resultado do meu cabelo.
      Obrigada e volte sempre!

      Excluir
    2. para fazer uma avaliação mais exata.

      Excluir
    3. Luh, qual a progressiva vc está usando? Estou passando pelo mesmo problema seu, meu cabelo está partindo em pedacinhos, estou desesperada.

      Excluir
    4. Nathalia Lima,
      Progressiva não é a melhor opção para quem está com quebra não.
      O que você deve fazer é parar de usar química até você recuperar a sua quebra.
      Concentre-se em mascaras capilares com colágeno e repositor de massa.

      Eu cortei o meu cabelo bem curto e eliminei a parte danificada, não tive paciência de trata a quebra não.

      Eu não uso progressiva a muito anos, mas foi bem antes de usar henê e quem aplicava era cabeleireira.
      Eu fiquei 3 anos sem usar henê e voltei a aplicar henê em 2016, já vai fazer 2 anos que voltei a usar henê.
      Qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
    5. Está gostando de usar o henê esses 2 anos após ter parado?
      Eu comecei a usar o henê puro, depois misturei o em gel com o em pó pra abaixar a raiz mais rapido. Mas sempre tratei o cabelo como trato com qualquer outra quimica. Eu parei de usar henê por 6 meses e meu cabelo comecou a cair, (parei mais por preguica mesmo, estava sem tempo pra cuidar), voltei semana passada com o hene e o cabelo ja melhorou. Como meu cumprimento ja é liso, aplico só na raiz e, como ela demora a abaixar, uso o henê com progressiva/botox e volto a aplicar ele de 15 em 15 ou 1 vez por mes dependendo da cor da raiz.
      Mas nao podemos esquecer gente, quem ja tem o fio liso de outras quimicas nao pode fazer 10 aplicações em cima do fio ja liso, no maximo 5 pra pegar a cor. O que acontece quando me perguntam pq meu cabelo deu certo com hene e o da pessoa nao, na maioria das vezes a pessoa continou aplicando onde ja estava liso e, por o hene dar um efeito lindo, aparentemente hidratado, a pessoa não cuidava. Quimica é quimica gente!

      Excluir
  5. Eu usei Hene por 19 anos, foi muito bom mas de uns anos pra cá meu cabelo acabou, caía muitooo e quebrava demais era horroroso de ver, aqueles pedacinhos de cabelos na roupa, no travesseiro em toda parte, parei porque barrinha como continuar, meu cabelo era enorme , cortei curtinho porque não aguentei esperar as duas texturas me incomodava muito, enfim, estou passando uma fase horrível sempre tive cabelão e agora estão curtíssimos, mas vai passar se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia Miranda,
      Passa sim,
      Eu fiz transição capilar, fiquei 3 anos com os fios cacheados, mas não aguentava a rotina de molhar os fios diariamente e acabei voltando para o henê.
      Obrigada pelo depoimento.
      Volte sempre!

      Excluir
    2. VC voltou a usar henê;e hoje qual a sua avaliação com ele? Sobre queda e quebra.

      Excluir
    3. Unknown,
      Hoje em dia, o meu cabelo está normal, eu não tenho quebra, os fios são fortes e saudáveis.
      Em se tratando de queda, cai o que é normal pelos dermatologista, eles dizem que podem cair de 100 a 150 fios diariamente (na verdade é uma troca de fios, uma renovação capilar), mas eu acredito que meu cabelo cai bem menos.
      A meu ver é um cabelo normal com elasticidade e resistente.
      Qualquer duvida é so perguntar.

      Excluir
  6. Luh, achei muito interessante sua postagem, aconteceu o mesmo comigo há uns dez anos atrás, meu cabelo era volumoso, grande, cortei o hene como vc fez, ficou um Chanel horroroso... Daí continuou a cair, e a quebra era constante. Passaram se os anos e fiz exames para descobrir o que era a queda excessiva, não deu nada de anormal, porém não tive condições de fazer o teste do cabelo, meu cabelo diminuiu consideravelmente o volume, e não cresce faz uns três à quartos anos, estagnou no meio das costas e não cresce, fora à queda que ainda é constante... Já usei Pantogar, haair inter, e queria saber uma opinião de você que tem experiência, no que devo fazer, hidratação, umectação, tônico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem queda ou quebra?
      Com o passar dos anos o cabelo diminui o volume mesmo, isso é normal
      É importante saber essa diferença, pois é normal cair até 100 fios por dia.
      Para você tirar essa duvida, durante o dia guarde todos os fios e conte-os.
      A queda só é preocupante se cair em excesso e começar a ter falhas no couro cabelo, pois o bulbo capilar parou de produzir fios novos.
      Se você fez todos os exames e não tem deficiência de vitamina no organismo, então não é necessário vitaminas via oral e o excesso de vitamina também pode causa a queda dos fios.

      Preciso fazer algumas perguntas.
      O seu cabelo estagnou, ele não cresce de forma nenhuma?
      Os fios crescem 1cm por mês, então em 1 ano você terá 12cm, se seu cabelo está no meio das costas, provavelmente você tem 60cm.
      Você tem o costume de cortar o cabelo de quanto em quanto tempo?
      Você ainda tem quebra, a quebra pode dar a impressão que os fios não se crescem, pois os fios se desenvolvem, mas infelizmente se partem.
      Você tem os fios frágeis, a queratina é essencial para o fortalecimento dos fios, mas evite usá-la em excesso que pode deixar os fios rígidos.
      Eu uso 2 tampinha da queratina da Bio Extratus com 2 colheres de mascara capilar de tutano e faço uma reconstrução quando sinto meu fios frágeis.
      Eu não faço umectação (meu cabelo não se adaptou) e nem uso tônico no couro cabeludo, somente hidratações normais.
      Eu uso óleo extraordinário da loreal para mantê-lo hidratado.
      Os produtos que eu costumo usar está no começo do vídeo.
      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    2. Lugar, teve uma vez que fiz o teste com tinta tonalizante para que eu mesma notasse o crescimento, meu cabelo não cresceu 1 cm em três meses. Fora isso ele quebra muito, eu sempre uso chapinha, duas vezes em cada mecha, lavo o cabelo duas vezes na semana... corto meu cabelo três à quatro vezes no ano. Meus fios são sedosos até metade do meu cabelo e rígido da metade às pontas, medi meu fio maior e tem 50 cm. Meu cabelo não deve estar caindo tanto pela quantidade que vc falou, não tem falhas, a quebra está acontecendo e tem muitas pontas duplas, triplas... E por aí vai... No crescimento é isso mesmo, hoje noto fios brancos crescendo muito devagar, nesse caso entendo que fios brancos são mais fortes que os outros, pois são mais grossos e não tem pontas duplas, nisso noto o crescimento devagar, se puder me ajudar

      Excluir
    3. Patricia Borges.
      Você disse que seu cabelo é sedoso da raiz até no meio, provavelmente o problema está na chapinha.
      O calor da chapinha desidrata os fios, e caso você está usando a chapinha em excesso ou de forma errada ela vai danificar muito o seu cabelo, depois que seu cabelo foi danificado (cozinhado) por esse excesso de calor nem o melhor produto capilar recupera, você vai está jogando dinheiro fora tentando tratar um cabelo que já foi danificado a estrutura, danos superficiais você consegue tratar, mas se danificou o cortex só cortando. Evite ao máximo usar calor no seu cabelo e faça hidratação para recuperar a água que está sendo perdida. O cabelo é praticamente constituído de água e queratina.

      Antes de passar a chapinha você usa um termo protetor?
      Esse produto precisa ser usado para proteger seu cabelo do calor.

      Você usa chapinha somente em cabelo limpo, neh?
      Use a chapinha somente com o cabelo totalmente seco.

      Continuando:
      As pontas abertas impedem o desenvolvimento do seus fios, como suas pontas não estão seladas toda a vitamina que a raiz manda para os seus fios saem por essas pontas. É por isso, você não nota o seu crescimento, todo o tratamento como: hidratação, umectação e reconstrução escapa por essas pontas abertas. A unica forma para seu cabelo ter um desenvolvimento é necessário eliminar essas pontas duplas e a unica forma é cortando, infelizmente não tem outro jeito de ficar livre das pontas duplas.
      O que eu posso dizer: dê uma pausa na chapinha, vai hidratando o seu cabelo e vai cortando as pontas aos poucos se possível de 3 em 3 meses somente as pontinhas, não precisa fazer um corte radical tirando a metade do seu cabelo, vai aos poucos cortando que você vai notar uma enorme diferença.
      Em se tratando dos fios brancos, eles são normais iguais a qualquer outros fios, a unica diferença é que eles perderam a melanina que é responsável pela cor dos fios, mas as vitaminas e nutrientes dos fios são praticamente as mesmas e se desenvolvem igualmente.
      Qualquer dúvida pode perguntar.

      Excluir
  7. Olá tudo bem ? Adorei o seu blog e sua extrema simpatia e boa vontade de responder todos. A menos de um mês comecei a usar hêne depois de pesquisar bastante sobre o assunto.Meu cabelo é um 3C bem volumoso e fino, comecei com o pelúcia médio. Na 1 aplicação meu cabelo ficou preto, porém nas aplicações que se sucederam eu não achei mais o pelúcia médio na minha cidade e só encontrava o forte, utilizei o forte até a 7 aplicação,(notei que na 5 aplicação o volume deu uma amenizada, eu tenho muito cabelo, muito mesmo) porém nas aplicações notei que meu cabelo estava caindo muito, pensei que fosse o fato de estar utilizando o pelúcia forte e voltei para o médio, usei ele na 8, 9 e agora na 10 aplicação e ele continua caindo, é coisa de passar a mão e os cabelos saírem nas mãos. Agora não sei se continuo com o hene ou se eu fiz burrada em passar o forte, ou se continuar com médio a queda vai cessar, não sei o que fazer, eu sempre cuidei muito bem do meu cabelo.
    Você pode me dizer o que fazer pra ele parar de cair ? isso acontecia com as suas aplicações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,
      Quando eu usei henê pela primeira vez em 2012 eu tive muita queda e quebra como mencionado nesse post, mas eu acredito que foi por causa de outra química anterior ao henê, o meu cabelo estava muito fragilizado e eu não tinha noção disso e também pela falta de queratina.

      Para um cabelo saudável é necessário reposição de queratina, aminoácidos e nutrientes.

      Agora em 2016 e 2017 o meu cabelo está saudável não tenho queda e nem quebra.
      Eu faço o uso de henê pelúcia médio e forte.

      O produto henê não causa queda e nem quebra se usado de forma correta sem exagero.
      O excesso de henê pode saturar e fragilizar a fibra capilar ocasionando a quebra dos fios.

      Antes de você usar henê:
      - Como era a sua aplicação?
      - Você dava intervalo recomendado na embalagem do fabricante?
      - Você está com queda ou quebra? são coisas diferentes.
      - O seu cabelo tinha outra química?
      - O seu cabelo estava forte e saudável antes das aplicações?
      - Depois que você começou a usar henê a fibra ficou fragilizada?
      - Você retira bem o henê do couro cabeludo?
      - Você aplica henê com pente?
      - Você passa henê somente puro?

      Se seu cabelo está caindo é importante você tratar da queda antes de voltar a usar o henê, existe ampolas para tratamento anti-queda. Gosto da marca Tricofort.
      Se for uma queda severa é importante fazer uma consulta com um especialista.
      Se caso for quebra, talvez o excesso de henê pode ter afetado o cortex capilar e caso for isso não tem solução para a quebra, agora se danificou superficialmente a fibra capilar você deve repor os nutrientes que foram perdidos. Queratina, colágeno e ceramidas é uma boa solução para fortalecer os fios sendo assim a quebra pode cessar.
      Qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
    2. Estava 1 ano sem usar química sempre hidratando e umectando, sempre recebi muitos elogios pelo meus cachos, mas fui desanimando porque era muito cheio!
      Eu utilizo o hene como manda o fabricante faço a aplicação duas vezes na semana, faço um intervalo de três dias e no quarto aplico e faço uma hidratação ou umectação.
      Não utilizo pente pois acho que arrebenta o cabelo
      Tiro o hene completamente dos fios, tanto que nem cheiro de hene nos cabelos eu tenho
      E passo ele puro, nunca fiz misturas.
      Mas depois que começei a utilizar o cabelo arrebenta com muita facilidade.

      Toda vez que passo o hene e faço uma hidratação/umectação após retirar e passar condicionador eu finalizo com uma misturinha de vinagre de maçã e agua, será que é excesso do uso do vinagre ?

      Obrigada pela atenção

      Excluir
    3. Anonimo,
      Pelo que você menciona depois que eu voltei com o henê, eu fiz um teste com óleo de coco, fazendo umectação e sentir minha fibra fragilizada, parei de fazer umectação e fiz tratamento com queratina da Bio Extratus, usava 2 tampinhas da queratina misturada a uma mascara capilar de tutano. Fiz esse tratamento até sentir minha fibra fortalecida. Depois eu voltei com a rotina de cuidado normalmente, mas umectação e vinagre eu não fiz mais, o que eu faço é passar o óleo extraordinário da elseve para manter o cabelo sedoso e macio.
      Queratina em excesso deixa a fibra rigida, mas de forma controlada faz um bem enorme aos fios, eu não passo queratina pura não, somente misturada a uma mascara capilar.
      Faça um teste pra saber se pode ser a umectação e o vinagre, fique um tempo sem usar.
      Use somente produtos industrializados, não faça receita caseira até ver se seu cabelo vai parar essa queda ou quebra e se a fibra vai ficar forte. No seu dia a dia use mascara que tenha manteiga de karité e tutano.

      Sempre que eu faço um tratamento nos fios, depois que eu lavo o cabelo eu pego os fios que ficam no ralo do banheiro puxo até arrebentar:
      - Se arrebentar com facilidade eu sei que o cabelo precisa de queratina, ceramida e colágeno (reconstrução), então na proxima vez que eu lavar vou fazer um tratamento com esses ingredientes.

      - Se na proxima vez que eu lavar e sentir que o cabelo tem elasticidade normal, ele precisa de uma hidratação normal.

      - caso o cabelo tiver rigido sem elasticidade, ele precisa de produtos com tutano e manteiga de karite (nutrição).
      É dessa forma que mantenho o meu cabelo saudavel.

      O cronograma capilar que eu faço não é seguindo uma tabela, mas identificando o que meus fios precisam.
      Qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
    4. Vou seguir suas dicas, muito obrigada por tirar minhas duvidas!!

      Agradeço pela atenção e a paciência muito maravilhosa você e seu blog ja ta nos meus favoritos

      Excluir
    5. Anonimo,
      Eu tenho prazer em responder a todos.
      Eu que agradeço.
      Depois me conta se as dicas deram certo.
      volte sempre!

      Excluir
    6. Luh, fiz o teste da queratina liquida coloquei uma colher de sopa para 4 de creme branco de tutano e é MILAGROSO, caiu quase nada de cabelo quando fui pentear, realmente meu cabelo tava carecendo de queratina estou embasbacada.
      De quanto em quanto tempo devo fazer uso da queratina ?

      Excluir
    7. Anonimo,
      O nosso cabelo cai em média 100 fios por dia, isso é natural. O que é preocupante se começar a ter falhas no couro cabeludo.

      Você pode aplicar a queratina 1 vez na semana se sentir os fios frágeis.
      Se você notar que ele está forte passa a cada 15 dias ou 1 vez ao mês, se notar que ele está ficando frágil novamente, volta a usar 1 vez na semana.

      Lembre-se: Quem vai te dizer de quanto em quanto tempo você vai aplicar a queratina é exatamente o seu cabelo. Não exagere no uso. É somente quando seu cabelo precisar.

      Por exemplo:
      Eu lavo o meu cabelo diariamente, então eu vou necessitar de queratina bem mais que alguém que lava o cabelo uma vez na semana. O fio de cabelo é basicamente feito de queratina e água.

      Sabe o teste de puxar os fios que ficam no ralo do banheiro?
      Ele pode te auxiliar quando você deve passar a queratina, use sempre quando seu cabelo estiver frágil (fios que se arrebenta com muita facilidade).
      Caso você notar uma elasticidade dê uma pausa na queratina e use seus produtos normalmente. A queratina você vai usar somente quando os fios estiverem fraquinhos.
      Se notar o seu cabelo está grosso e rígido não use queratina de forma alguma para não acontecer quebra, excesso de queratina causa quebra, pois o cabelo perdeu a elasticidade e vai se romper.
      Caso isso acontecer o indicado é usar produto que não tenha queratina até o cabelo voltar com a elasticidade natural do cabelo.
      Se tiver duvidas pode perguntar.

      Excluir
  8. Olá... Primeiramente parabéns pela sua página. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso: passei hene em gel por muito tempo, e meu cabelo estava muito bonito mas um dia resolvi passar o hene zilda em pó extra forte. Pior coisa que fiz na minha vida. Meu cabelo caiu, ficou com buracos na raiz e bem ralo por toda a cabeca. Parei de usar imediatamente. Deixei ele crescer e fui cortando. Depois que ele ja estava castanho eu percebi que comecou a quebrar da metade do cabelo, ele fica quebrando de pedacinhos de fios o tempo todo. E só na parte de tras do cabelo. Eu achei que nao tinha mais hene porque eu parei de usar em 2014. Estamos em 2018 e ele está quebrando muito. Eu corto e ele quebra aí fica todo torto nas pontas. Será que é verdade que o hene entra no couro cabeludo? O que eu faco??

    ResponderExcluir
  9. Olá... Primeiramente parabéns pela sua página. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso: passei hene em gel por muito tempo, e meu cabelo estava muito bonito mas um dia resolvi passar o hene zilda em pó extra forte. Pior coisa que fiz na minha vida. Meu cabelo caiu, ficou com buracos na raiz e bem ralo por toda a cabeca. Parei de usar imediatamente. Deixei ele crescer e fui cortando. Depois que ele ja estava castanho eu percebi que comecou a quebrar da metade do cabelo, ele fica quebrando de pedacinhos de fios o tempo todo. E só na parte de tras do cabelo. Eu achei que nao tinha mais hene porque eu parei de usar em 2014. Estamos em 2018 e ele está quebrando muito. Eu corto e ele quebra aí fica todo torto nas pontas. Será que é verdade que o hene entra no couro cabeludo? O que eu faco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Silva,
      Se você parou de usar em 2014, quer dizer: o seu cabelo natural sem cortar estaria aproximadamente próximo as axilas e estaria com 48cm, você disse que cortou, mas não disse em que tamanho está para eu ter uma noção se ainda possui henê.

      Se o seu cabelo estiver maior que isso, provavelmente, as pontas ainda possuem henê e estão quebrando porque as pontas estão fragilizadas. Caso for isso, veja algumas dicas no comentário que pode ajudá-la.

      Pergunta:
      Depois que você parou de usar henê, você usou algum tipo de química?
      Você está com os cabelos naturais?
      Cabelos naturais são mais fortes e consequentemente usamos mais forças para penteá-los e quando chega na parte com química com o atrito de escova ou pente pode romper as partes mais fragilizadas.
      Essas perguntas é importante eu saber para poder ajudá-la.

      Eu não sou uma química para te dar uma certeza absoluta, mas eu acredito que é impossível o henê penetrar no couro cabeludo, passar da pele, o que pode acontecer é o produto obstruir os folículos pilosos. Os folículos pilosos são parecidos com os poros dilatados do rosto.
      Um exemplo: é tipo quando passamos uma base no rosto para tampar os poros.
      Se a pessoa não fazer uma higiene boa no couro cabeludo e for aplicando henê o acumulo de resíduo pode acontecer. Por isso, tem que massagear bem a raiz e tirar todo o produto.
      Exemplo: uma pessoa que usa creme no couro cabeludo e não enxague direito, se passar a unha, provavelmente vai ter resíduo de creme sobe as unhas e esse "acumulo de sujeira" enfraquece a raiz e consequentemente o fio vai ficar fraco, pois as vitaminas não vão conseguir chegar até as pontas e ela vai se partir, e isso não é culpa do henê. O henê só vai te causar quebra se usar em excesso (saturar os fios de química), usar henê errado que não seja adequado aos fios.

      Eu nunca usei henê zilda, mas dizem que ele é muito forte, não são todos os cabelos que suportam ele.

      O uso de creme incorreto para tratamento dos fios também pode causar quebra.
      Um fio saudável precisa de produtos que proporciona elasticidade, emoliência e força aos fios, sem isso os fios vão enfraquecendo, pois estão perdendo massa, perdendo nutrientes e aminoácidos.

      Para um cabelo saudável, primeiramente precisa de um organismo saudavel, as vitaminas são essenciais. (vitamina A, E, B, c, proteinas e água), seja um cabelo com com química ou não.

      Os fios capilares precisam desses ingredientes em mascaras capilares.
      - Ceramidas
      - Manteiga de karite
      - Tutano
      - Colageno
      - Aloe vera (babosa)
      - Queratina (ou derivados como: arginina, creatina etc...)
      - Algum tipo de óleo (argan, coco, óleo de abacate, macadâmia, etc...)
      Você pode ter 3 mascaras capilares e usar intercalando-as, também tem algumas dicas nos comentários.
      Qualquer duvida pode me perguntar.
      volte sempre!

      Excluir
  10. ola
    gostaria de descrever minha experiencia com o hene
    eu comecei a usar em 2012 meu cabelo sempre longo e cacheado
    apliquei o hene umas cinco vezes e ele estava ficando bem liso sedoso e brilhoso eu estava amando
    dai eu fiz a besteira de pintar o cabelo
    quando fui lavar caiu meu cabelo quase todo entrei em desespero
    nao sabia o que fazer
    entao minha unica opçao foi deixar ele voltar a crescer naturalmente
    fiquei so fazendo hidrataçao. bom hoje meu cabelo ja cresceu e esta natural de novo esta abaixo da cintura
    embora eu goste dele cacheado me da muito trabalho manter os cachos sempre bonitos
    entao estou pensando eu usar hene novamente pq acredito que estrago que foi feito foi pq usei de forma incorreta misturando ele com outras quimicas
    mais gostaria de uma opiniao tenho medo de passar por tudo novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Se você tem dúvida, a melhor opção é não usar henê até você está preparada pra voltar.
      Pense no prós e contra de ter o cabelo cacheado saudável ou um cabelo com química.

      Excluir
  11. qual a melhor forma de passar hene
    com pente ou com as maos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Eu acredito que vai de cada pessoa, mas eu prefiro aplicar com as mãos enluvando mecha a mecha. Desta forma, evita que os fios quebrem na hora da aplicação de henê, evite forçar a fibra capilar para não danificar os seus cabelos.

      Com os pentes, se você não tiver habilidade pode quebrar os fios.
      faça testes para saber qual é a melhor técnica para você.
      Qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
  12. Luh , com quanto tempo de uso você percebeu a queda em excesso ? Caía ao pentear ou ao lavar, era bem mais que 100 fios por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla,
      Eu não me lembro exatamente, já tem muito tempo, já faz 7 anos.
      Na época eu comecei a aplicar henê em 2012 e durante esse período, o meu cabelo quebrava e cai bastante, eu decidi parar de aplicar o henê em 2013. Quer dizer, foi um período de um ano, mas já no começo das aplicações já tinha quebras e queda, mas a culpa não foi do henê.
      O meu cabelo já estava fragilizado bem antes de eu começar a aplicar henê, eu também aplicava de forma errada, fazia mais de duas aplicações por semana e também misturava henê em gel e em pó. Foi erro meu pela queda e quebra dos meus fios.

      Sim, era bem mais que 100 fios por dia, era ao pentear, lavar e passar as mãos nos fios. Tinha cabelo pela casa.
      O problema é que não aceitamos que erramos, mas depois de 3 anos eu voltei a usar henê com os cabelos naturais e saudáveis, não tive nenhum problema com queda e quebra até hoje.
      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Volte sempre.

      Excluir
    2. Luh , mt obrigada por me responder , gostei mt da sua publicação , vc é muito gentil.

      Excluir
    3. Priscilla Mendes,
      Eu que agradeço.
      Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  13. Fiz 3 aplicações de henê Rená em março desse ano, e já adianto que foi a pior besteira que fiz na vida. Meu cabelo era naturalmente liso e preto, sem nenhuma química e muito bem cuidado. Decidi aplicar o bendito henê porque eu queria meu cabelo mais escuro e sou alergica a tintas de cabelo. Todas que comprei e fiz o teste de toque não deram certo pra mim, infelizmente. Resolvi apostar no Henê após ler maravilhas sobre ele. Na primeira aplicação meu cabelo ficou com um brilho azulado mamaravilhoso mas repeti o processo (de acordo com o tempo indicado na embalagem) mais duas vezes porque a cor não estava uniforme. E foi lógo depois que meus problemas começaram. Primeiro foi o cheiro ruim. Eu sabia da fama do cheiro de ferro, mas achei que fosse só durante as aplicaçõs e que na lavagem o mau cheiro saíria, mas não. O cheiro fica e piora com o cabelo molhado. Depois meu cabelo começou a quebrar, mesmo fazendo hidratações. Iniciei um tratamento com a linha resparação total da Elseve, e aí que a coisa ficou feia. Agora além do meu cabelo quebrar está caindo muito! Está caindo tanto, mas tanto, que até o meu marido ficou apavorado quando viu e marcou um dermatologista. Espero solucionar esse problema sem maiores danos, meu cabelo é abaixo da cintura e eu realmente detestaria ter que corta-lo. Agora só fico com o cabelo preso, porque se eu soltar fica cabelo por onde passo. Na minha franja está nitido a falta de cabelo em alguns lugares. Lamentavel.

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Então, quando vc usa hene,já mais vc pode passar tintura de cabelo em cima!
    Segundo,quando vc usa o henê e conseguiu seu resultado,seu cabelo ficou liso, não "há" a necessidade de vc passa no comprimento todo pois já esta liso,somente se faz o retoque na raiz,pois concertesa se fica passando toda vez por todo o cabelo ele vai chega uma hora que nao vai aguenta, é como se vc pinta-se o cabelo todo com tinta comum, chega uma hora que seu cabelo não aguenta e tem que tira as pontas porque ressecou o cabelo de tanta tinta,tudo em excesso faz mal e lembra sempre de tira todo o resíduo do couro cabeludo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiani castilho,
      Quem usa henê pode tingir o cabelo, desde que a tintura seja compatível com henê, a tintura deve ser a base de água (natucor e bigen). Desta forma, não vai causar danos aos fios.
      Sim, quando o cabelo atinge o liso desejado é importante proteger as pontar e só aplicar na raiz, excesso de henê pode saturar os fios e ele pode se romper causando a quebra.
      Resíduo de henê no couro cabeludo pode causar a queda e obstruir os folículos pilosos causando a queda. Sim é importante higienizar bem o couro cabeludo.

      Excluir
  15. Luh, qual henê vc usa hoje? Vc acha boa a ideia de trocar de marca de henê para ver se a queda acaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sweet Shine,
      Desculpe a demora em responder.
      Eu continuo usando o henê Pelucia.
      Eu não indico trocar henê, mas é importante saber qual é o mais indicado para seu tipo de cabelo e para saber isso é só experimentando outras marcas, mas se for experimentar outros, faça antes teste de mecha, mesmo sabendo que os henês são compatíveis entre eles.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Volte sempre!

      Excluir
  16. Oi faz exatamente 7 meses que não uso hene to desanimada com meus cabelos estava grande só usava tinta como de costume e resolvi usa o hene achei mais prático emfim fui avisada que após o uso dele eu não poderia usa más nenhum produto no meu cabelo não liguei e usei hoje ja cortei quase 10 dedos de cabelo pra ir retirando o hene é complicado no caso da moça do blog to com falhas no couro cabeludo to apelando pra qualquer tipo de vitaminas não pra crescer sim pra para de cair sei la vejo m foto antiga e não tenho vontade de arruma mais o meu cabelo só não cortei curtinho ainda por meu esposo não gosta mas o dia que a coragem vim vou corta e cuida melhor do meus cabelos que não era mau cuidados tem o ditado não adianta chora o leite derramado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,
      É verdade.
      Agora é cuidar bem dos fios com hidratações para recuperá-los.
      Vai cortando as pontas, cabelos muito danificados não é fácil de recuperar, mas não pode desaminar.

      Excluir
  17. Oi. Fiz 4 App só e desisti....quebrou todo meu cabelo...mesmo cuidando dele...dando hidratações .....o q eu faço. Já estou 1 mês sem passar o hene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,
      Agora é hidratar os cabelos para fortalecer a fibra capilar e cortando as partes danificadas.

      Excluir
  18. Amei seu poster, já sou velha conhecida do henne já tive altos e baixos com ele mas estou pensando em voltar meu cabelo e 4c só gostaria de obter dicas p cabelo tipo o meu pq vejo mas mulheradass de cabelo liso ou cachos mas são cabelo q com o henne e só colocar na touca mas o meu sempre precisa de escova e prancha e touca vcs poderiam me dar dicas? Meu cabelo é curto acima do ombro obrigada meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,
      Desculpe só agora vi sua pergunta.
      As dicas que eu posso dar é.
      Usar o henê conforme a descrição da embalagem, evitar usar henê onde já está liso e hidratar sempre os fios para mantê-los saudáveis.

      Excluir
  19. Lú, vc continua usando hene? Como esta seu cabelo hoje? Teve queda ou quebra? Eu parei e tbm estou querendo voltar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      somente agora que vi seu comentário.
      Não.
      Meu cabelo é muito pouco e infelizmente, eu não gostei dele totalmente liso e decidi parar de usar.
      Hoje eu estou com os cabelos curtos novamente e com os fios naturais.
      Quando eu parei tive um pouco de queda e quebra, mas não igual a da primeira vez.

      Excluir
  20. Obrigada por compartilhar conosco a sua historia e parabena pela sua pagina! Oi meu nome é Alessandra! Eu uso hene a mais de 3 anos porém, quando resolvi trocar do hene rena para o pelucia medio,pois o hene rena não estava alisando muito bem... foi aí q começou a minhá queda e quebra, no entanto logo percebi q foi o hene pelucia médio q para o meu cabelo era muito forte e na segunda aplicação do hene pelucia parei imediatamente e voltei para o meu hene rena! Comecei fazer um cronograma capilar, com óleo de ricino na raiz e vários tônicos, oleos e manteigas vegetais 100% puro, nutrição, umectação, hidratação e reconstruções, graças a Deus o meu cabelo parou de cair 85% menos, acho q os outros 15% é normal... e voltou a ficar forte novamente. E eu voltei na semana seguinte para o meu hene rena, realmente ele não alisa 100% a raiz, pois é p cabelo extremamente fino, acredito q o meu cabelo é finíssimo,pois ele é bem crespo naturalmente quase todo cabelo crespo e fino, hoje estou com o cabelo saudável sem queda e nem quebra! E ainda usando o hene rena a cada semana ou 10 dias! Não é todo hene q é compatível com o seu tipo de cabelo, e as vezes começar pelo hene errado acarreta uma queda significativa e quebra intensa dos fios. E é claro,o hene é uma química e necessita de muitos cuidados semanais acho q até mais q as outras química, mas por experiência própria, nunca vi meu cabelo crescer tanto e por igual como está agr! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Falei falei e voltei para o henê para testar com os fios naturais e saudáveis, mas agora em 2019 parei novamente de usar henê porque não gostei do resultado final.
      A vida é assim, se não estamos satisfeito temos que mudar.

      Excluir
  22. Bom como você disse , isso vai de pessoa a pessoa. Eu uso henê há 30 anos, quando chegou a moda de fazer alisamento, parei com henê, cortei meus cabelos e comecei a alisá-los. foi aí que foi meu erro, meu fios começaram arrebentar. Algum tempo depois retornei a usar o henê, e está tudo bem.

    ResponderExcluir

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!