segunda-feira, 21 de março de 2011

Tratamento contra manchas e espinhas utilizando o ácido retinoico, hidroquinona e fluocinolona


Eu estou fazendo um tratamento usando hidroquinona, ácido retinoico e fluocinolona. É uma pomada que serve para acabarem com as espinhas, manchas na pele ocasionada pelo sol e pequenas rugas. É um tratamento que deve ser seguido a recomendação do dermatologista a risca. É um procedimento agressivo que deve ser realizado somente à noite no horário de dormir. É preciso utilizar a pomada em todo o rosto para evitar manchas, evitar passar na área dos olhos, por ser uma pele mais sensível e dormir com a pomada sob a pele. Na manha seguinte é preciso lavar bem o rosto com sabonete cremoso sem deixar resíduo da pomada, em seguida secar com uma toalha sem esfregá-la e passar imediatamente o protetor solar.

Quando estiver com a pomada sobre a pele não pode ter contato com a luz do sol, de luz fluorescente e nem com a tela do computador, para evitar queimá-la, pois estará sofrendo uma mudança de pele, pois este tratamento a faz descamar, ficar vermelha, arder um pouco e ficar bastante sensível no começo do tratamento. Por isso, quando a pele começar ficar muito sensível é necessário intercalar a pomada dia sim e dia não para evitar a sensibilidade. É importante o uso de filtro solar fator de 30 no mínimo e passar em intervalos de 2 horas todos os dias. Evitar se expor ao sol para não ocorrer o risco de aparecer mais manchas e estragar a sua pele. É importante seguir a risco a recomendação do dermatologista e utilizar a pomada por completo e não se deve parar o tratamento para assim conseguir o resultado mais satisfatório.

Vamos a resenha sobre o que estou sentindo no momento do tratamento:
Eu comecei a fazer este tratamento no dia 18 de março de 2011. Estou sentindo uma leve ardência, a pele começou a descamar e sem falar no tom avermelhado que ela se encontra, quando acabar o tratamento, eu vou postar o antes e depois e relatar o que eu sentir e como minha pele ficou. Dizem que os resultados são surpreendentes, espero que minha pele fique sem essas manchas que veio a parecer alguns meses por conta da minha exposição excessiva aos raios solares sem o filtro solar, não se deve fazer isso em hipótese alguma, recomendo a vocês sempre usá-lo mesmo para aquelas pessoas que tem a pele oleosa e com muitas espinhas. Se esse for o seu caso prefira o filtro solar em gel.

Pois bem, depois de muito tempo. Hoje eu volto para contar a minha experiência sobre a pomada. Vamos à resenha.

Eu não posso dizer que tenho uma experiência final, pois ainda faço o uso da pomada quando aparecem algumas espinhas, eu não fico mais sem ela. A minha é manipulada na farmácia. Hoje é dia 26 de janeiro de 2013, mas conseguir clarear as manchas e acabar com as espinhas em 5 meses de uso, mas faço a manutenção até hoje em dia.

Vou fazer um breve resumo para vocês.
Depois de minha pele ficar vermelha, eu comecei a sentir uma leve ardência. Por isso, é importante não pegar qualquer luz solar e se deve usar protetor solar fator 30 no mínimo todos os dias. Quando senti minha pele arder e com muita vermelhidão eu intercalei dia sim dia não, ou até dois dias para a pele acalmar, depois disso a pele do rosto começou a descamar nos locais onde passei a pomada, como eu passei por todo o rosto exceto ao redor dos olhos, então a minha pele descamou por completo, onde tinha mais manchas ou espinhas tive uma concentração maior de descamação. Depois de várias noites usando a pomada a pele ficou muito vermelha como se tivesse com insolação e isso é normal, mas assusta, viu! Depois de algum tempo de uso começou a clarear as manchas e as espinhas sumiram por completo até as mais difíceis como as espinhas internas. No meu caso eu precisei usar 3 pomadas para meu rosto ficar totalmente sem oleosidade, sem manchas e espinhas. A pele ficou com pele de bebê sem nenhuma mancha, pois tive uma renovação da pele. Por isso, é proibido pegar sol, pois a luz solar pode queimar a pele nova e acabar manchando ainda mais o rosto. As partes onde eu tinha mais espinhas eram no queixo e no pescoço, no pescoço apareceram espinhas internas, além de ser feias doía muito, agora o que levou mesmo a ter coragem de usar a pomada foi por causa da minha testa que estava com uma mancha enorme de cima a baixo horrível e ao redor dos olhos. A pomada é muito boa e o resultado é surpreendente, mas tem esses contratempos que não pode pegar sol, se não a pele pode manchar, a ardência incomoda um pouco, a vermelhidão também assusta e dormir com a pomada no meu caso em gel no rosto também é chato, mas em compensação a pele fica macia, lisa e sem nenhuma mancha claro se e seguir o tratamento a risca.

Dicas importantes:
Não desista do tratamento mesmo sendo difícil de aguentar o desconforto, pois ao final sua pele vai ficar lisinha sem manchas e sem espinhas, eu esqueci-me de mencionar, nunca arranque a pele descamada. Ela irá sair quando você lavar o rosto, e ao secar não esfregue a toalha somente pressione para não ferir a pele que está frágil, quando acabar o tratamento essa sensação de pele sensível desaparecerá. Os sintomas de pele sensível, descamando, ardência e vermelhidão são normais, agora se tiver outros sintomas procura um dermatologista porque com a pele do rosto não se brinca, e o mais importante não pegue sol de jeito nenhum até acabar o tratamento e use sempre filtro solar principalmente nessa faze de descamação. Esqueci-me de mencionar que também elimina algumas marcas de expressão como da testa e pés-de-galinha.
Eu até pareço uma velha (tô quase lá kkkkk) quando tenho que sair de casa eu sempre estou de sombrinha e filtro solar. Espero não ter manchas nunca mais.



Depois de algum tempo voltei no post para mostrar como a minha pele está depois do tratamento com a pomada. Hoje é dia 23 de Agosto de 2014
O protetor solar é fundamental para você ter sucesso no tratamento, mas como eu me descuidei um pouco minha pele voltou a ter umas manchinhas abaixo do olho e poucas manchas na testa, mas bem poucas.

Desculpe-me o cabelo horroroso, mas estou em transição capilar e sair do alisamento é uma tarefa complicada só a longo prazo que o cabelo dá uma melhorada.

Hoje é dia 6 de Outubro de 2014 e recomecei meu tratamento contra as manchas. Quando acabar o processo de clareamento eu postarei uma nova foto. 

Nessa última vez que passei a pomada não pude evitar, mas tive uma exposição inapropriada do sol e manchei bastante o meu rosto e comecei novamente o tratamento dia 13 de Maio de 2015 desta vez eu espero concluir o tratamento sem contratempos. 

Um conselho importante se não tiver como evitar a exposição ao sol não use essa pomada, a pele fica sensível aos raios solares. Desta vez é a minha última tentativa de eliminar minhas manchas. Se não der certo não a usarei mais, é bastante desgastante fazer esse tratamento. 

Obs.: As manchas não estão iguais a da primeira foto, estão mais claras, mas ainda me incomoda. Não postei foto porque as manchas não apareceram na imagem.
Provavelmente em julho eu termino o tratamento e vou tomar coragem e gravar um vídeo mostrando o meu rosto e o resultado final. 

Atualizando o post, hoje é dia 06 de Agosto de 2015
Eu decidi gravar um vídeo e mostrar o resultado final.


Assista o vídeo:



Sempre que eu fizer um tratamento para clarear as minhas queridas manchas eu retornarei aqui nesse espaço. 

Pois bem, hoje é dia 11 de Setembro de 2015 eu volto para dizer que irei tentar mais uma vez eliminar essas manchas que eu mostrei no vídeo e caso eu consegui eliminá-las farei outro vídeo mostrando o resultado final. 

Desta vez, eu vou usar uma pomada sem ser manipulada, no meu caso será a Vitanol - A (Tretinoina 0,25 mg/g). 


E depois retornarei para descrever como minha pele está reagindo ao tratamento.

A saga continua...

6 comentários:

  1. No tratamento com Hidroquinona, fluocinolona e tretinoina há algum problema em ingerir bebibas alcoolicas?

    ResponderExcluir
  2. No tratamento com Hidroquinona, fluocinolona e tretinoina há algum problema em ingerir bebibas alcoolicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaba Goitia,
      A minha era pomada pra passar diretamente no rosto e não me disseram nada sobre bebidas alcoólicas, somente que no tempo do tratamento jamais se expor ao sol, usasse somente à noite e passasse protetor solar todos os dias.
      Por que no seu caso tinha algum comprimido?

      Não sei te informar, pois não faço uso de bebida alcoólica, mas pergunta ao farmacêutico ele pode-te da essa informação.
      A minha pomada foi manipulada e não veio nenhuma informação, caso a sua seja de fabricação industrial deve ter a bula e lá com certeza deve ter todas as informações.

      Desculpa em não poder te ajudar.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Estou usando a tretinoina apenas, famoso Vitanol A. =/
    E não quero bancar a louca da farmácia manipulando algo que nem sei a quantidade; rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas queria muito me livrar das marquinhas de acne.

      Excluir
    2. Oi Camila,
      No seu caso seria eliminar somente as marcas de espinhas?
      Porque o tretinoína (Vitanol-A) é exatamente o Ácido Retinóico que vai agir diretamente nas espinhas desinflamando-as e eliminando as marcas. Você deve persistir no tratamento para ter resultados.

      Não é aconselhável eu indicar a porcentagem da minha pomada porque cada tratamento tem uma quantidade, no meu caso eu tinha mais manchas (são melasmas, manchas escuras na pele causada pelos raios solares) do que espinhas ou marcas de espinhas e com certeza na minha pomada teria uma quantidade maior de hidroquinona que age diretamente nas manchas e a fluoxinolona é para acalmar a pele do ardor e vermelhidão.

      Acho o mais indicado é conversar com o farmacêutico, ele vai saber te orientar da melhor forma possível.

      O perigo em indicar a porcentagem de cada item é causar danos a sua pele. Entendi o risco que eu possa está te causando sem saber a gravidade?

      Desculpa em não poder te passar essas informações.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!