sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como manter os olhos saudáveis e saiba mais sobre os defeitos da visão

A visão é um dos sentidos mais importantes que possuímos, pois é ela que nos ajuda a manter contato com o mundo exterior, e onde podemos observar tudo que acontece a nosso arredor, mas não é essa maravilha toda, a visão também sofre os efeitos das doenças como o nosso corpo em geral. A Maneira de ter uma boa visão não é somente saber como ela funciona e quais os principais problemas oculares, mas é preciso saber como cuidar bem dos seus olhos, mas para isso é necessário manter a sua saúde sempre em ordem, desta forma, você ficará longe dos problemas de visão. Uma boa alimentação é o fator importante para ter uma excelente visão. O certo é incluir em suas refeições alimentos ricos em vitamina A (betacaroteno). Quando o organismo está em falta desta vitamina, a pessoa passa a apresentar a chamada cegueira noturna, ou seja, tem dificuldade para enxergar a noite.

Alimentos ricos em Vitamina A são:
Figado - Gema de ovo - Leite - Queijo - Iogurte - Manteiga - Cenoura - Mamão - Maracujá - Manga - Melão - Espinafre - Acelga - Couve - Folhas de nabo

A vitamina A é encontrada nos vegetais e frutas de coloração alaranjada e em vegetais de cores verde-escuras. Por isso, inclua todos os dias uma porção de cada alimento que possui essa vitamina para manter a visão em perfeita ordem.

Os defeitos da visão são:
- Miopia
- Hipermetropia
- Astigmatismo
- Presbiopia (Vista cansada)
- Glaucoma
- Estrabismo
- Daltonismo

Defeitos da visão: Miopia
Os tipos de miopia descritos são:
- Miopia congênita
- Miopia patológica
- Miopia de índice
- Miopia noturna, a falsa miopia
- Miopia instrumental

Quem tem este problema na visão consegue enxergar de perto com nitidez, mas tem dificuldade de enxergar os objetos que estão longe, são visualizados como se estivessem desfocados. O principal fator que contribui para o aparecimento da miopia é a hereditariedade, mas hábitos como leitura, forçar à visão usando pouca luz pode ter algum efeito sobre a miopia. Normalmente, ela aumenta durante a fase de crescimento e é recomendada a troca de lentes periodicamente e estabiliza após os 20 anos.
A palavra miopia tem origem no grego "Myopia" que significa "olhos fechado", quem tem esta doença precisa apertar os olhos para ver melhor à distância.

A miopia pode ser tratada de 3 maneiras:
- Óculos: É corrigido com lentes côncavas, este é o método mais prático e o mais usado, mas o problema apresentado pelas armações é a limitação imposta por elas, principalmente para quem pratica alguns exercícios ou atividades profissionais e também esportivas, mas hoje em dia existem óculos especiais que podem ser usados para esses fins.

- Lentes de contato: Corrige bem a miopia, satisfaz à estética, mas pode causar intolerância, exigindo maiores cuidados, além de certa habilidade durante sua manutenção. É indispensável à limpeza das lentes e importante o uso de forma correta.

- Cirurgia: É utilizada a técnica chamada de cirurgia refrativa. Essa cirurgia tem a função de modificar a curvatura da córnea, provocando um achatamento da parte central, determinando a formação da imagem na retina. As técnicas mais conhecidas, e que se propõem em corrigir diferentes graus de miopia, são a ceratotomia radial e cirurgia a laser.

Defeitos da visão: Hipermetropia
Quem tem hipermetropia à imagem só é formada após a retina, isso acontece porque o olho é menor que o normal (achatamento do olho na direção do eixo ante posterior ou por uma convergência diminuída, em relação olho normal) e isso cria dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos aos olhos. Por isso, provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas e geralmente tem boa visão ao longe. Normalmente quem mais sofre com este defeito da visão são as crianças, tendo desconforto visual (cansaço ou dor de cabeça) sendo de grau moderado e diminui com o passar da idade.

A hipermetropia pode ser tratada:
- Óculos de correção: para isso é necessário que a lente seja convergente ou convexa, que tem a função de convergir a luz para a retina, aonde vai se formar a imagem.

- Lentes de contato: remodela a córnea para corrigir temporariamente a visão

- Cirurgia a laser refrativa: utiliza o laser para tornar a borda externa da córnea plana, fazendo com que a porção central se projete, aumentando o grau, em outras palavras, será para modificar a curvatura da córnea, desta forma tornando-a mais convergente.

Defeitos da visão: Astigmatismo
É uma deficiência visual, geralmente é causado por estrutura anormal ou por irregularidade da córnea ou do cristalino e seu efeito é a distorção da imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes.

Os erros refrativos causam visão borrada, isso ocorre porque a luz refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para ter uma ideia as pessoas que sofrem de astigmatismo ver as imagens distorcidas não importa se é perto ou longe. O astigmatismo pequeno ou brando, não exige correção.

No entanto, quando é mais intenso é facilmente corrigido com o uso de óculos e lentes de contato, o uso da lente oftálmica (tórica ou cilíndrica) faz os raios de luz se concentrar em um plano único. Atualmente, com a cirurgia a laser ou o procedimento ceratotomia astigmática poderão ter a correção visual. O astigmatismo é hereditário e pode desenvolver ao longo dos anos, devido à curvatura da córnea.

Defeitos da visão: Presbiopia
A presbiopia é popularmente conhecida pelo nome de vista cansada. É uma alteração natural da visão, é a diminuição na capacidade do olho, isso ocorre por ter uma redução progressiva da capacidade de contrair o músculo ciliar, que regula a espessura do cristalino associada ao endurecimento e se manifesta aproximadamente após os 40 anos de idade.

A pessoa tem dificuldades de enxergar de perto e de longe com o mesmo grau. Normalmente quem tem presbiopia tem o costume de afastar os objetos para ler melhor, o braço acaba sendo curto demais para a leitura.

O problema da vista cansada pode ser corrigido usando óculos, sendo que as lentes devem ser bifocais ou multifocais, quer dizer: para longe e perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!