terça-feira, 16 de agosto de 2011

Idade interfere na força, beleza e saúde dos cabelos

Com o passar do tempo é inevitável o envelhecimento do nosso corpo e rosto. A pele já não é a mesma e a idade interfere na sustentação dos tônus musculares, a elasticidade é comprometida e apresenta mudanças como a flacidez e rugas, também não poderiam ficar de fora os cabelos também envelhecem. Depois dos 30 anos os fios não têm a mesma beleza de alguns anos atrás, à aparência é de fios rebeldes, opacos e sem vida, isso é inevitável. O organismo produz menos queratina. Esse aminoácido é essencial para o desenvolvimento saudável dos cabelos, a estrutura capilar é praticamente composta por queratina com a deficiência destes aminoácidos os fios não reagem e tornam-se frágeis e mais finos com o avanço da idade.

A hidratação é indispensável para recuperá-los e mantê-los sempre bonitos, brilhantes e macios, mas para isso é importante repor a queratina perdida. O aconselhável é fazer reposição hídrica (ela ajuda a devolver a água perdida dos fios), nutrição (devolve a oleosidade e nutre) e reposição de queratina (devolve os aminoácidos responsáveis pela saúde e elasticidade), mas para mantê-los bonitos sem ressecamento é importante ter água na estrutura capilar para que a queratina consiga penetrar e se fixar no córtex capilar. Vou dar um exemplo bem tosco, é como se fosse uma massa, o cimento para grudar os tijolos é preciso de água é mais ou menos isso que acontece com os fios, sem a água a queratina terá dificuldade de se depositar, desta forma ela é eliminada rapidamente sem apresentar uma melhora na aparência dos cabelos.

As glândulas sebáceas é outra responsável pela saúde dos cabelos, é ela que produz a oleosidade natural dos fios, deixando-os com mais brilho. Com a idade as glândulas sebáceas também são prejudicadas, elas funcionam mais lentamente, produzindo menos sebo para o couro cabeludo, mas com a idade também aparecem os fios brancos e a maioria das mulheres prefere escondê-los com tinturas, mas também tem as que não estão satisfeitas com a cor e desejam mudar e optam pelo descolorante, outras não suportam a estrutura e recorre aos alisamentos e permanentes, isso tudo contribui ainda mais com o estado de saúde dos cabelos, porém faça essas mudanças somente se precisarem e nada de excessos, desta forma é possível evitar os ressecamentos e opacidade dos fios. Procure lavá-los somente com água morna a fria, evite ao máximo de água quente (ela abre as cutículas e a uma perda de aminoácidos). O uso de condicionador é importante, ele tem a função de finalizar o tratamento, pois é capaz de fechar as cutículas proporcionando mais brilho, mas certifique-se de não usá-lo no couro cabeludo e não deixe resíduos para não acarretar mais problemas.

Em alguns casos os cabelos são secos por natureza, então evite o uso de secadores e chapinhas para não agravar ainda mais o estado que se encontra os seus cabelos. O ar quente resseca tira o brilho, deixando-os frágeis, quebradiços, ressecados, danificados e sem vida, mas se optar em usá-los é necessário de produtos termativados para evitar mais danos aos fios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!