segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Exame de papanicolau importante para detectar o câncer de colo do útero

Ter câncer de colo do útero não significa que a mulher vai morrer. Hoje em dia existem métodos para tratar a doença. Quando é detectada em sua fase inicial a chance de cura é bem maior. Quando o câncer é detectado pelo exame de papanicolau, o médico encaminha a paciente para fazer novos exames e iniciar o tratamento contra a doença. As chances de essa enfermidade ser tratada e mesmo conseguir a cura é bastante grande, tudo vai depender do grau em que o câncer se encontra. 

O câncer de colo do útero pode ser detectado em sua fase inicial ou pré-invasiva, isto quer dizer: quando as células cancerosas atingiram apenas a pele que recobre o epitélio. Nesse estágio, pode retirar a pele que é realizada por uma cirurgia. Esse tipo de câncer quando se encontra no grau inicial, a mulher mal se dar conta de sua presença, mas é importante observar se está sentindo uma dor fraca na pélvis ou se tem algum sangramento durante o ou após a relação sexual. Somente o papanicolau é capaz de detectá-lo, sendo assim começando o tratamento e aumentando a probabilidade da cura. É importante esperar cinco anos para ter certeza se a paciente está curada. Por isso, é necessário ser feito os exames ao menos uma vez por ano. 
Todas as mulheres em geral precisam fazer esse exame.

É importante saber como a doença atinge a mulher.
No grau 1 – o câncer atinge a pele que recobre o colo do útero, chamado de epitélio.

No grau 2 e 3 – a doença se espalha pelo epitélio, colo, vagina e paramétrio, que são os músculos que seguram o útero.

No grau 4 – o câncer ultrapassa a área genital atingindo outras áreas do corpo, como a bexiga, os intestinos e o reto.

É indispensável fazer o exame do papanicolau para evitar que o câncer chega ao grau 4 que são mais complicado conseguir a cura e conseqüentemente pode acontecer a morte da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!