terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como escolher o shampoo adequado para seu tipo de cabelo

Hoje em dia existem no mercado, centenas de marcas e tipos de shampoos cada um com uma promessa diferente, fica até complicado em escolher. Qual tipo de shampoo é o mais adequado para os fios? Então, resolvi dar algumas dicas importantes para escolher o shampoo certo para seu tipo de cabelo.

- Tipos de cabelo:

Cabelos normais: possui oleosidade, lubrificação, brilho e flexibilidade na medida certa.
Shampoo: pode ser usado qualquer tipo de cabelo. Não precisa ter nenhuma restrição ao uso.

Cabelos mistos: a maior concentração de oleosidade é na raiz, e possui pontas bastante secas. Os cabelos tratados com escovas progressivas ou definitivas apresentam características de cabelos mistos.
Shampoo: deve escolher para cabelos mistos, para balancear a estrutura dos fios, e ajudar a manter as pontas com aspectos menos ressecados.

Cabelos oleosos: os cabelos apresentam características que estão sempre sujos engordurados e pesados, mesmo com apenas um dia sem lavar os cabelos.
Shampoo: usar um específico para os cabelos oleosos mantém os fios mais limpos, sem a aparência de cabelos engordurados.

Cabelos secos: esse tipo de cabelo é ressecado, bastante opaco, armam e quebram com facilidade.
Shampoo: deve usar para cabelos secos, ele vai ajudar na hidratação dos fios, limpa sem agredi-los.

Frequência de lavagens dos fios:
Os cabelos podem ser lavados todos os dias, vai depender do estado que eles se encontram.

Cabelos normais: eles aguentam ficar até uma semana sem lavar, mas não recomendaria ficar tanto tempo assim. A poluição do dia a dia pode danificar os fios.

Cabelos mistos: podem ser lavados um dia sim, um dia não, mas é necessário fazer uma hidratação para manter as pontas sempre saudáveis.

Cabelos oleosos: necessitam serem lavados todos os dias.

Cabelos secos: podem ser lavados de três em três dias, mas para conseguir domar os fios é necessário molhar os cabelos para permanecer no lugar, por ser secos demais, então pode até serem molhados todos os dias, mas evite lavar com shampoo. Importante usar shampoo duas vezes na semana para não agredir os fios, e hidratá-los uma vez na semana.

Como escolher o shampoo certo para seus cabelos:
- Shampoo especial
Shampoo anti-resíduo:
ele é específico para fazer uma limpeza profunda nos fios, e não deve ser usado diariamente, o indicado é usá-lo uma vez na semana. Ele tem a capacidade de remover restos de produtos utilizados diariamente nos fios, como condicionadores, leave-in, mousse, reparadores de pontas etc. Esses produtos acumulam nos fios deixando-os sem vidas, opacos e pesados.
Importante lembrar que não é recomendado para cabelos que foram tratadas com progressivas e definitivas.

Shampoo sem sal: É mais suave do que os outros shampoos são bastante indicados para cabelos com químicas, principalmente com escovas progressivas. Ele é capaz de combater o ressecamento dos fios e diminuir a porosidade do mesmo.

PH do shampoo:
Verificar a quantidade de PH existente no shampoo. Ele é importante para manter os cabelos mais saudáveis, os mais indicados são aqueles por volta de 4.5 a 6.0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!