domingo, 13 de junho de 2010

Alguns mitos e verdades sobre os cabelos

Sempre existem várias dúvidas sobre o que são mitos e verdades sobre os cabelos. Por isso, selecionei nesse post fatos que nos fazem parar pra pensar se realmente faz sentindo, ou se é uma crença popular.

Ao retirar um fio de cabelo branco faz nascer vários outros.
Mito: Este processo é natural. Começam a nascer os primeiros cabelos brancos, logicamente as quantidades de cabelos brancos aumentarão e ao notarmos os primeiros fios brancos, deparamos com vários outros que apareceriam do mesmo jeito não porque foram arrancados, mas sim pela falta de melanina.

Os cabelos crescem mais rápidos no Verão.
Verdade:
O sol tem o poder de estimular a produção de alguns hormônios como à melatonina, que ajuda a estimular a estrutura capilar acelerando o seu crescimento.

Os cabelos caem no pós-parto.
Verdade:
Nessa faze da vida é normal caírem muitos fios, pois a mulher passa a produzir mais hormônios e geralmente dura aproximadamente entre quatro a seis meses depois do parto. Os cabelos entram na fase de queda, mas voltam há crescer alguns meses depois.

Cortar os cabelos todos os meses aceleram o crescimento.
Mito:
O corte serve apenas para tirar as pontas duplas, ressecadas, danificadas ou partidas, mas não acelera o seu crescimento. Independentemente do corte os cabelos irão crescer cerca de 1 cm por mês.

Lavar os cabelos todos os dias apodrecem a raiz.
Mito: Lavar os cabelos serve apenas para limpá-los e evitar o acúmulo de oleosidade e não interfere na queda. Os cabelos que caem na lavagem iriam cair de qualquer jeito por estar em fase de troca. Não deve dormir com os cabelos úmidos porque pode provocar a caspa.

Cortar os cabelos na lua cheia aumenta o volume.
Mito:
É uma crença popular, não tem estudo que comprova tal fenômeno. É uma falsa ideia, baseada nas culturas agrícolas e no princípio de que é bom para as plantas seria bom para os cabelos.

Deixar creme hidratante nos cabelos por várias horas melhora a hidratação.
Mito:
O tempo exagerado da exposição de cremes hidratantes nos fios pode aumenta a oleosidade, deixando-os sem brilho. O ideal é passar o creme longe da raiz e no tempo determinado pelo fabricante.

Alguns esportes danificam os cabelos.
Mito:
Os indivíduos que tiverem tendência à queda de cabelos terão independentemente dos esportes que praticam. Nos que praticam natação, o uso de toucas protegem os cabelos da agressão do cloro.

A água do mar melhora a oleosidade dos cabelos.

Verdade: O sal pode ajudar a diminuir a oleosidade, mas atenção aos excessos para não ressecá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!