segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como conservar as vitaminas dos alimentos

Para manter a saúde em dia é importante saber o que levamos a boca, uma boa alimentação é essencial para a beleza do corpo e resistência do organismo. Por isso, devemos acrescentar as vitaminas em nossas refeições, pois são insubstituíveis, importantes para nossas funções vitais e para estimular o nosso metabolismo como: ajudar na imunidade, fornecer energia, ajudar no rejuvenescimento, é antioxidante, antibiótico e antiinflamatório natural, entre outros benefícios.

Como tudo tem regras, na alimentação não poderiam ser diferentes, as vitaminas desempenham papeis importantes na nutrição, então é preciso saber armazená-las, cozinhá-las e consumi-las para conservar as suas propriedades, desta forma, não sendo desperdiçadas as vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.


As vitaminas de frutas, legumes e verduras são perdidas rapidamente e é preciso ter algumas precauções para aproveitá-las no exato preparo dos alimentos, a água, a luz e o ar são seus principais inimigos, então ao preparar os alimentos são necessários cuidados redobrados para aproveitar o máximo de vitaminas que elas podem nos oferecer e deveria ser uma regra. Elas devem ser consumidas no momento em que são cortados ou próximos de servidos. Ao deixá-los expostos ao ar as vitaminas são destruídas, pois ocorre à oxidação dos alimentos, antes de prepará-los é importante lavá-los, mas que seja de forma ligeira para a água também não as destruírem. 

As vitaminas dos alimentos para serem conservados depois de partidos precisam ser embaladas com filme plástico, com papel alumínio, ou em potes herméticos, então nunca os deixem em contato direto com o ar, mantenha-os sempre cobertos e em lugares frescos. O melhor lugar para armazená-los é na geladeira, mas o ideal é se partidos consumir o mais rápido possível, também necessário fazer a sua higienização, mas lembre-se de ser feito de forma rápida, caso contrário, as vitaminas e minerais são eliminados junto com a água corrente.

Ao preparo dos legumes prefira no vapor, mas se não for possível, então os cozinhe em pouca água, o suficiente para cobri-los e só coloque na panela quando a água começar a ferver, desta forma, os alimentos são preparados mais rápidos e ficam menos tempo em contato com a água e as vitaminas e os sais minerais são conservados. Na hora do cozimento tampe a panela e cozinhe em fogo brando. Sirva o quanto antes melhor e se guardá-los que seja na geladeira bem embalado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!