sábado, 28 de setembro de 2013

Experimente a Dieta do Mediterrâneo e envelheça com qualidade

Esta dieta é nova no Brasil, mas faz parte da rotina dos povos que circundam o mar Mediterrâneo há várias gerações. Para você que busca uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de gordura, esta dieta se encaixa no seu perfil. Rica em azeite, peixe e frutas, melhora as funções cerebrais e diminui o risco de Alzheimer, de acordo com um estudo publicado no jornal Epidemiology. Foram 12 estudos que comprovaram que há uma forte conexão entre seguir a dieta do Mediterrâneo e a diminuição de doenças decorrentes do declínio cognitivo.

A dieta mediterrânea consiste no consumo de frutas, verduras, legumes, peixes, azeite e nozes. E nas refeições principais, são utilizados três elementos básicos: cereais, frutas, legumes e derivados do leite. Além disso, como fonte de proteína, as carnes vermelhas são substituídas por peixes e frutos do mar. Vale ressaltar que, nesta culinária, se indica a ingestão de 1,5 a 2 litros de água e o azeite é a principal fonte de gordura da dieta.

A culinária
Na preparação destes alimentos, tradicionalmente eles são grelhados e temperados com tomates, alecrim e o azeite, já mencionado anteriormente. Preparado desta forma, os alimentos não perdem o seu sabor característico e muito menos as suas proteínas, o que acontece quando os legumes são cozidos. “As comidas inclusas na dieta do Mediterrâneo são igualmente deliciosas e nutritivas e o nosso sistema digestivo aproveita facilmente todas as proteínas contidas nos pratos. É ideal que pelo menos uma vez por semana, o peixe entre na alimentação” – comenta um dos chef’s do restaurante A Propósito Food Service.

Não há restrição em relação a quantidade nesta forma de alimentação: legumes, frutas e peixes são sempre bem vindos e estimula-se a comer cada vez mais destes pratos. Que tal começar hoje a dieta do Mediterrâneo e ganhar longevidade e vitalidade?

Texto de colaboração escrito por: Julia Medici (Estudante de jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!