quinta-feira, 17 de março de 2011

Mitos e verdades sobre a saúde

Existem vários mitos e verdades sobre dietas, beleza e saúde, então o melhor a fazer é tirar as dúvidas para conseguir ter uma vida com saúde e mais feliz.

1- Excesso de peso pode prejudicar a saúde e o organismo.
Verdade: quando tem 20% a mais do seu peso ideal, pode sim acabar por prejudicar o organismo. Os problemas mais comuns são dores lombares, desvios na coluna, aumento da pressão arterial, hipertensão e outros problemas, inclusive ataques cardíacos.

2- Ficar bastante tenso provoca a insônia.
Verdade: a tensão está entre os fatores que mais causam a insônia, mas não é somente a tensão, mas sim a ansiedade, ressentimento, o consumo de bebidas alcoólicas e depressão. Quando for a tensão que provoca o problema, é importante ter momentos de relaxamento ou resolver as questões que estão causando o problema antes de ir dormir.

3- Ao usar o filtro solar, a pele está protegida dos raios ultravioleta e do câncer de pele.
Mito: o filtro solar ajuda na prevenção e ameniza os problemas que os raios possam causar na pele. Mas, mesmo assim, as células que produzem a melanina podem ser destruídas. O correto é evitar o sol entres às 10 da manhã até as 3 da tarde e usar todos os dias o filtro com fator de proteção de 15 no mínimo.

4- Ao ler com pouca iluminação força a vista.
Mito: os olhos possuem um mecanismo para se adaptar à falta de luz. A vista não será prejudicada, mas pode haver o cansaço da musculatura dos olhos, que não influi em nada na visão.

5- A placa bacteriana pode prejudicar seriamente os dentes.
Verdade: a placa prejudica esteticamente os dentes. Ela é formada por resíduos de alimentos doces e bactérias que se multiplicam e produzem um acido que destrói o esmalte, a dentina e a polpa que é a parte viva do dente, depois a infecção acaba chegando à raiz

6- Ao parar de tomar a dosagem recomendado de antibiótico para uma determinada infecção pode tornar as bactérias mais resistentes.
Verdade: isso pode ocorrer em tomar uma dose menor, ou mesmo tomar um remédio sem a necessidade. É preciso ser ingerida a quantidade correta. Caso o contrário, as bactérias podem se tornar mais resistentes e a doença podem se agravar. No caso de tomar sem necessidade, vão ser mais difícil de encontrar um medicamento para combater as bactérias.

7- Tratamentos feitos através de homeopatia são mais demorados (lentos).
Mito: quando são caso mais graves, os remédios de homeopatias são seguros e rápidos. No entanto quando determinada doenças demoram a responder ao tratamento, sejam através de homeopatia ou não.

8- A pílula anticoncepcional com baixa dosagem de hormônios tem menos efeito colateral.
Verdade: a pílula chamada de baixa dosagem não contém estrogênio. Por isso, causa menos efeito colateral. No entanto não tem como prever o dia exato da menstruação, pois é o ciclo da mulher que irá determinar quando a menstruação vai descer.

9- O cigarro pode acabar afetando a sexualidade feminina.
Verdade: o cigarro pode provocar distúrbios no ciclo menstrual e pode ocorrer a menopausa precoce, além de causar a infertilidade ou mesmo diminuir os anos férteis da mulher.

10- O consumo exagerado de sal aumenta a pressão arterial.
Verdade: em excesso o sal pode causar inchaços, agravar problemas renais e cardíacos e contribui para o aparecimento de cálculos nos rins e na bexiga, e em crianças que consume muito sal, pode ter propensão de tornarem um adulto hipertenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!